Em cooperação com a Prefeitura de Camaçari, através da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Coompdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), a Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP) ofereceu, nesta quarta-feira (27/4), exames gratuitos de optometria para moradores do bairro Machadinho e servidores municipais.
O gestor da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, celebrou a parceria falando das expectativas para um futuro próximo. “Estamos muito felizes por poder contribuir com a população de Camaçari e com nossos funcionários. Esperamos que, em breve, novas ações aconteçam e mais pessoas sejam beneficiadas”, pontuou.
O atendimento, que aconteceu das 9h às 17h na sede da Defesa Civil de Camaçari, foi feito por 25 estudantes do curso de Optometria da instituição, sob a supervisão de dois professores, entre eles, o optometrista Wilton Richard, de São Paulo. A expectativa para hoje é atender cerca de 100 pacientes. Nos casos em que os exames apresentem sinais de problemas mais sérios, como descolamento de retina, glaucoma, astigmatismo ou miopia, faz-se os encaminhamentos para os devidos especialistas.
A coordenadora do curso, Juliana Matarezio, informou que a ideia de trazer o serviço para Camaçari, “surgiu da necessidade de manter a saúde visual em dia, apesar da situação atual em que vivemos” e, cordial à receptividade em recebê-los, comentou, “agradecemos ao senhor Ivanaldo por abrir as portas da Defesa Civil para realizarmos esta importante ação, que visa levar atendimento à população na parte de saúde visual”.
A agente da Defesa Civil, Luana Oliveira, de 24 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar seus exames oftalmológicos. Ela, que anteriormente já foi diagnosticada com astigmatismo, durante o atendimento ficou sabendo que está com princípio de miopia. “Fui muito bem orientada pela equipe, pois descobriram que, no futuro, eu posso desenvolver glaucoma, por causa do histórico familiar. Então vou acompanhar isso melhor, para que o problema não se agrave. Agradeço a todos pela oportunidade”, concluiu.




