Mais uma etapa da parceria de sucesso entre a Prefeitura de Camaçari e a Ford foi concluída nesta segunda-feira (04/04). Em cerimônia realizada no Teatro Cidade do Saber, foram certificados 100 jovens contemplados com a 1ª etapa do Programa Ford de Educação para Jovens. Além disso, foi realizada a entrega simbólica da 3ª edição do projeto Mochila Ecossustentável.
Bastante orgulhoso com o trabalho social feito em conjunto com a montadora americana, o prefeito Ademar Delgado destacou que a educação é a mola propulsora do crescimento em todos os âmbitos da vida do ser humano. “É por isso que nós proporcionamos e buscamos parcerias para dignificar, cada vez mais, a educação para os jovens de Camaçari”, ressaltou o gestor de Camaçari.
O presidente da Ford para a América do Sul, Steven Armstrong, e o presidente Global da Ford Fund (braço filantrópico da Ford), Jim Vella, foram unânimes em dizer que é um prazer ter Camaçari como parceira nos projetos sociais, ambientais e educacionais da empresa.
Segundo o secretário de Educação, Juipurema Sandes, o processo de ensino tem múltiplas funções sociais, inclusive a de preparar para a vida. Segundo ele, a parceria com a Ford contribui para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, o que representa um apoio muito importante.
Flávia Nascimento, de 17 anos, ex-aluna do Colégio Estadual Professora Nadir Ribeiro Copque, em Arembepe, foi uma das estudantes certificadas. De tão empolgada que ficou com o aprendizado e as experiências que vivenciou, ela revelou que pretende cursar o curso de Engenharia Mecânica. Pelo bom desempenho, a jovem foi uma das selecionadas para o Programa Jovem Aprendiz da Ford.
A cerimônia foi marcada também pela apresentação artística realizada por alunos do Projeto Axé, que incluiu capoeira, dança, percussão e orquestra de berimbaus.
FORD DE EDUCAÇÃO
O objetivo do programa é oferecer capacitação técnica e comportamental com foco no ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Inicialmente, o programa beneficiou 100 alunos de Camaçari, com idades entre 17 e 21 anos, concluintes do ensino médio da rede pública de ensino.
As formações são em auxiliar de eletricista, mecânico de automóveis, mecânico de máquinas industriais e administrativo. Ao final da capacitação, os alunos participaram de uma seleção para o Programa Jovem Aprendiz da Ford.
A iniciativa é promovida pela Ford, por meio do programa de responsabilidade social, e executada pelo Sesi (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Financiado pela Ford Fund, o programa conta com parceria da Prefeitura de Camaçari, por meio da Seduc (Secretaria de Educação) e da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), do Governo do Estado, do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
MOCHILA ECOSSUSTENTÁVEL
Na oportunidade, aconteceu também a entrega simbólica de 10 mil mochilas ecossustentáveis para as crianças da rede pública de ensino. Quatro alunos da Escola Municipal do Natal representaram os demais estudantes beneficiados com o material.
A iniciativa é fruto da oficina de costura para mulheres, criada a partir de uma parceria entre a Ford e o Projeto Axé, com o apoio da Seduc. Esta é a terceira vez que a Ford doa as mochilas ecossustentáveis a estudantes da rede municipal.
A pequena Natiele dos Santos, de 9 anos, que estuda no 4º ano da Escola Municipal do Natal, estava radiante com a mochila e a possibilidade de representar os demais estudantes. Ela disse que a mochila é tão linda que vai substituir a que usava para ir à escola.
Além de beneficiar as mulheres, a oficina de costura contribui para o aprendizado de jovens em situações de risco, ao permitir que participem do processo de criação das peças, ao propor cores e estampas para as mochilas.
Este ano, as mochilas fabricadas a partir do reaproveitamento dos uniformes usados pelos funcionários têm como arte a árvore Camaçari, espécie nativa que dá nome ao Município. A ação conta com o patrocínio da Ford Fund, para oferecer conhecimento técnico por meio de oficinas criadas e implementadas pelo Projeto Axé.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na cerimônia as secretárias de Governo, Jailce Andrade e da Mulher, Suzana Graziela de Lima, representando a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Jean Esdras, o superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Érico Oliveira, o comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Henrique Melo, o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado/PóloIndustrial- CIPE/PI, major Orlando Rodrigues, além de representantes do Senai.