Mães e gestantes de comunidades carentes de Camaçari participam da confecção de brinquedos recicláveis para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor.
A iniciativa é feita por meio de parceira entre a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec).
O projeto, denominado Educação na Saúde, é dividido em três propostas. A primeira é o acompanhamento do bebê e da gestante no primeiro ano de vida. Em seguida, os beneficiados participam de curso de manejo, finalizando com o treinamento da Limpec.
O atendimento é realizado todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, na Famec, na Avenida Jorge Amado. Cerca de 40 crianças são acolhidas, mensalmente, por estudantes de fisioterapia, psicologia e enfermagem.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Mara Malafaia, enquanto os bebês recebem atendimento, as mães aprendem com os instrutores da equipe de educação ambiental da Limpec, o reaproveitamento de materiais para a produção de brinquedos e peças decorativas.
A gerente do programa de educação ambiental da Limpec, Ana Cláudia Santiago disse que a parceria é muito boa porque muda os hábitos e investe na parte ambiental, diminuindo o lixo, socializando e gerando emprego e renda. A mãe pode dar para o filho o brinquedo que ela produziu, diz.