Parceria com Embasa amplia abastecimento

Iwwa Agência
Publicado 09/10/2008 01:10:30

O sistema de abastecimento de água de Camaçari está praticamente regularizado. Para que todos os moradores da sede tenham água na torneira falta executar apenas cinco quilômetros de rede, o que corresponde a 1% da população.

Até o final do mês, a população do Parque Satélite, na sede, passa a ter água tratada nas residências. A Prefeitura, em parceria com a Embasa, está concluindo a instalação de 1.700 metros de rede, beneficiando 350 famílias.

Os problemas causados pela falta de água encanada também estão com os dias contados para os moradores do bairro Jaraguá. A rede distribuidora da localidade já foi implantada. Agora, os técnicos aguardam liberação da Prefeitura para instalar adutora na avenida Radial A. A previsão é de que até o final de novembro o sistema esteja regular.

O abastecimento está normalizado nos bairros do Alto do Triângulo, Areal e Arenoso. Com a colocação do booster (equipamento utilizado para bombear a água da parte inferior do reservatório para a superior), cerca de 500 famílias passaram a contar com água encanada em casa.

Mesmo com uma das maiores reservas subterrâneas de água do país, Camaçari não possuía um sistema de captação e distribuição capaz de atender a população da sede e orla. Com a ampliação do fornecimento, até março de 2009 todos os moradores passam a ter água encanada na torneira.

ORLA
O sistema de abastecimento da orla também teve uma considerável melhora. Com a implantação do poço 6, em Machadinho, as comunidades do Parque Real Serra Verde, Parque das Mangabas e Loteamento Monte Negro passaram a ter uma oferta maior. Também estão sendo construídos 10 mil metros de rede que possibilitam 400 novas ligações.

O fornecimento vai ficar ainda mais eficaz com a instalação do sétimo poço na localidade de Machadinho. Até o final de novembro, as comunidades de Vila de Abrantes, Jauá e Arembepe terão reforço. O poço 4, do Jordão, também entra em operação no próximo mês, melhorando o fornecimento em Monte Gordo, Guarajuba e Barra do Jacuípe.

A Embasa fez a instalação de 600 metros de rede no loteamento Caraíba, levando água tratada para 30 famílias. A previsão é de que, no próximo ano, 1.300 famílias tenham água encanada nas torneiras.

A parceria entre Prefeitura e a Embasa possibilitou, em dois anos, a instalação de mais de 86 quilômetros de rede de abastecimento, 7.932 ligações. O apoio do governo do estado também possibilitou a perfuração de cinco novos poços, três em operação, dois para entrar em funcionamento, além de mais dois para serem instalados.

Atualmente, a sede do Município é abastecida por seis poços artesianos, um na área próxima ao estádio Armando Oliveira que fornece água para o Verdes Horizontes, Parque Verde e Gleba E. Os outros cinco, instalados no espaço Alfa, atendem os demais bairros.

Na orla, são seis poços em Machadinho, que abastecem Vila de Abrantes, Jauá e Arembepe, três no Jordão, responsáveis por Monte Gordo, Guarajuba e Barra de Jacuípe.

O sistema conta ainda com uma estação de tratamento que leva água tratada do rio Pojuca para os moradores de Barra do Pojuca e Itacimirim, além da Pedra do Cavalo (de Lauro de Freitas), que abastece Catu de Abrantes, Sucupió e Busca Vida.

Foto: Agnaldo Silva

Água encanada chega ao Parque Satélite até novembro -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.