Parceria assiste mulheres vítimas de violência

Iwwa Agência
Publicado 24/09/2008 01:09:21

No intuito de garantir assistência continuada às mulheres vítimas de violência, foi estabelecida parceria entre a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Camaçari e a Secretaria Municipal da Mulher (Semu). O objetivo é disponibilizar atendimento com profissionais especializados.

As consultas com advogado e pedagogo acontecem de segunda a sexta-feira, sendo o primeiro sempre pela manhã. Nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, elas conversam com psicólogo e assistente social. A equipe é formada por dois advogados, uma psicóloga, duas assistentes sociais e duas pedagogas. Até então, foram 343 mulheres beneficiadas.

A parte criminal, como as averiguações de homicídios, violência sexual e doméstica, é feita pela Deam. Os casos de violência sexual infantil são apurados e as vítimas encaminhadas ao Conselho Tutelar e Programa Sentinela, vinculado a Secretaria da Assistência Social (Seas), que funciona no Centro de Referência da Assistência Social (Creas), no Phoc 2.

A delegacia registra uma média de três denúncias e 15 ocorrências por dia. A maioria está relacionada à violência doméstica e de rua. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 3622-7834. “A Deam também atende as denúncias feitas pelo Ministério Público”, conta a delegada titular da Deam, Janaína Dore.

A delegacia está elaborando um projeto de combate à violência doméstica, que prevê capacitação de mulheres para agirem como multiplicadoras nos bairros onde moram. O curso tem a parceria da Prefeitura.

PALESTRAS
As mudanças promovidas pela Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Lula em 2006, são temas das palestras que serão realizadas pela Deam junto à população. A próxima etapa começa em dois meses. As explanações acontecem sempre que solicitadas pela comunidade e são ministradas pela delegada Janaína Dore em escolas ou associações de moradores.

A solicitação deve ser feita por ofício e entregue na própria delegacia. O objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha e esclarecer às mulheres sobre os direitos.

Como parte do Plano Municipal de Segurança, foi a Prefeitura quem cedeu duas das três viaturas utilizadas pela Deam. O Poder Público Municipal também é responsável pela alimentação dos policiais, além de manutenção e combustível.

Foto: Nelinho Oliveira

Até o momento, 343 mulheres foram beneficiadas -

Mais Notícias

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.