Parceria amplia oferta de endoscopia

Iwwa Agência
Publicado 13/05/2011 02:05:51

A parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari e o Hospital Geral de Camaçari (HGC) amplia a oferta de serviços de vídeoendoscopia realizado pelo hospital. A cerimônia de inauguração da nova sala foi realizada sexta-feira (13/05) e contou com a presença do secretário da Saúde, Camilo Pinto, e da diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos.

A vídeoendoscopia é um recurso de apoio do diagnóstico na identificação de doenças do aparelho digestivo alto, como úlceras, gastrites e varizes esofágicas. O exame, antes realizado uma vez por semana, passa a ser oferecido de segunda a sexta-feira, aumentando de cinco atendimentos, por semana, para 50.

Os procedimentos médicos começam na segunda-feira (16/05) e serão marcados, inicialmente, através da Central de Regulação do Município, localizado ao lado da Policlínica, no Centro.

Além de ter fornecido os equipamentos para a realização do exame e todo mobiliário da sala, a Prefeitura de Camaçari disponibilizou quatro endoscopistas e dois técnicos de enfermagem para realizar o exame. Ainda como fruto da parceria entre a Sesau e o HGC, está a reforma da cobertura da emergência pediátrica, já em andamento.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário Camilo Pinto autorizou o levantamento das áreas internas do HGC que necessitam de pintura. Segundo ele, as parcerias são sempre muito proveitosas, em especial, porque quem mais ganha é a população.

A diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos, acredita que ações como esta consolidam ainda mais a parceria com o Município. “Trabalhamos em cima de uma gestão compartilhada”, salienta.

NOVIDADES

A ampliação do serviço de vídeoendoscopia foi o primeiro passo para a oferta do exame pela Sesau do Município. De acordo com Elba Brito, coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, novos equipamentos estão sendo adquiridos, como mais dois aparelhos de vídeoendoscopia, um de colonoscopia e uma reprocessadora para a limpeza dos equipamentos endoscópicos. Até julho, o serviço vai estar disponível também na Policlínica, no Centro, segundo Elba Brito.

Slideshow | 2 fotos

Parceria amplia oferta de endoscopia

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.