O dia mal amanheceu e Cleidson Alves do Carmo, de apenas 13 anos, já aguardava o momento do desfile em comemoração a Independência do Brasil. Foram horas de trabalho e confecção da fantasia que, ele mesmo, com a ajuda dos colegas, conseguiu decorar.
À tarde, às 15h30, a avenida Marechal Floriano, no distrito de Parafuso, ficou pequena para tamanha emoção. O aluno da 5ª série da Escola Municipal Eustáquio Alves do Carmo, foi um os primeiros a desfilar pela unidade de ensino.
Faço parte da festa há 4 anos. Eu mesmo quem escolhi a fantasia de caboclo, porque deste jeito represento a cultura e origem do meu povo. Estava tão ansioso por este dia que nem dormir direito, diz o estudante. O percurso seguiu até o largo Dois de Julho.
O desfilo de 7 de Setembro, em Parafuso, foi aberto pela Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), que tocou antigos e novos sucessos da música popular brasileira. Integrante do grupo há 19 anos, Francisco Alves fala da satisfação em participar da festa cívica na localidade.
O 7 de Setembro e o dia 28 de setembro são os dois grandes momentos que a Bamuca têm para mostrar às pessoas o trabalho que vem desenvolvendo em Camaçari. Cada ano é um novo repertório e uma equipe diferente, conta.
Crianças, mulheres, idosos e pequenos comerciantes se espremiam ao longo da avenida Marechal Floriano para não perder um único momento. Para Edelvira do Carmo Valverde, professora e diretora da Escola Municipal Conceição de Maria, primeira a entrar na avenida, o desfile é um resgate histórico.
Participo do evento há quase duas décadas e a cada momento tenho sempre uma sensação nova. Este ano a escola quis homenagear o hino de Camaçari e deixar os alunos expor os trabalhos que fazem em sala de aula, conta. A escola apresentou o tema Salve a Terra por Todos Querida.
A dona de casa Jucilene Marinho de Souza, 25 anos, é fã do desfile. Está na rua para ver a comemoração é uma forma de prestigiar a nossa comunidade. Vejo que a cada ano a festa está cada dia melhor. Minha filha também adora assistir e desfilar pela escola, diz.
Ainda participaram da festa cívica, a Fanfarra Estudantil de Parafuso (Fanesp), Polícia Militar, Defesa Civil e Superintendência de Trânsito e Transporte (STT).
O desfile da Independência do Brasil é uma ocasião em que os moradores participam da festa e fazem suas solicitações, e isso é bastante positivo, analisa o prefeito Luiz Caetano, que ressaltou ampliação e melhorias nas escolas, sistema de iluminação pública e unidade de saúde de Parafuso. O tema deste ano foi A Escola como Ambiente de Aprendizagem.