O desfile cívico em comemoração ao 7 de Setembro, data da Independência do Brasil, foi marcado por muita festa e alegria no distrito de Parafuso, em Camaçari.
Crianças, adultos, idosos e pequenos comerciantes prestigiaram o evento. A aposentada Maria Luiza levou os dois netos, Tainar, 11 anos, e Nailson, 9 anos, para assistir aos desfiles de Parafuso e o da Gleba E, na sede do Município. “Este é um momento de resgate histórico do nosso país. Sempre acompanho as festividades e trago a família”.
A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) abriu o desfile cívico com sucessos da MPB. Em seguida, quatro escolas das redes pública e particular emocionaram o público com apresentações criativas em torno do tema central Cuidando das crianças para salvar o planeta e do subtema Ano internacional das florestas.
O prefeito Caetano também marcou presença na comemoração e ficou surpreso com a ampla participação da comunidade. “Essa é uma importante forma de contribuir para o fortalecimento cultural do Município”, disse.
A dona de casa Maria da Cruz Ribeiro, moradora da localidade, não perde um desfile. “Está na rua para ver a comemoração é uma forma de prestigiar a nossa comunidade. Vejo que a cada ano a festa está melhor”.
Além das instituições de ensino, integrantes do Grupo de Famílias em Prol da Paz, atletas da Associação Social Paraíso e servidores da Seduc (Secretaria da Educação) também se apresentaram no desfile.
O momento mais esperado pela comunidade foi a apresentação da Fanesp (Fanfarra Estudantil de Parafuso) que, na ocasião, celebrou a conquista de uma sede própria e o título de campeã no Campeonato de Fanfarras e Bandas da Bahia, realizado em agosto, na cidade de Lauro de Freitas.
Também participaram das comemorações os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, do Governo, Francisco Franco, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, e da Educação, Luiz Valter de Lima.
Compareceram ainda os deputados estaduais Luiza Maia (PT), Bira Coroa (PT), o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio (PTdoB), os vereadores Téo Ribeiro (PT) e João Araújo (PT).