Para municípios metas foram alcançadas

Iwwa Agência
Publicado 19/04/2011 04:04:27

Os objetivos do 1º Encontro de Orientação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) com Gestores Municipais foram amplamente alcançados. Foi essa a opinião do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que também é o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), entidade que junto ao TCM promoveu o encontro.

O evento, realizado durante dois dias (18 e 19/04), no auditório Yemanjá, Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, reuniu representantes de prefeituras dos 417 municípios e de 350 câmaras de vereadores do Estado, além de servidores públicos e representantes de conselhos, entidades, dentre outras autoridades.

Para o prefeito Luiz Caetano, o encontro representa o primeiro passo de uma longa caminhada que visa oferecer meios de qualificação e capacitação para gestores municipais. “Através desta iniciativa, prefeitos e presidentes de câmaras municipais podem realizar prestação de contas, planejamento, controle, contratos, convênios e licitações, que resultem na melhoria da qualidade de vida de munícipes das cidades baianas”, explicou Caetano.

O presidente da UPB ainda propôs que além dos encontros regionais – programados para começar no mês de maio – seja realizado, juntamente com o TCM, um curso para que os técnicos recebam orientações sobre a forma adequada de fazer a prestação de contas.

Ao final do encontro o presidente do TCM-BA, Paulo Maracajá, destacou que o papel do Tribunal de Contas pôde, enfim, ser totalmente cumprido. “Somos responsáveis não só pela fiscalização, mas também pela orientação dos gestores. Conseguimos, através desta iniciativa, quebrar paradigmas e mostrar que somos aliados dos administradores”.

O procurador Geral do Estado da Bahia, Wellington Lima, também participou do evento e considerou louvável a iniciativa da UPB e do TCM, que proporcionou um trabalho de compreensão da necessidade de uma gestão pública digna, pautada na lei. “O Ministério Público também está à disposição para prestar esclarecimentos aos gestores que busquem mais orientações”.    

Durante o último dia do encontro foram ministradas palestras sobre temas recorrentes das licitações e dos contratos administrativos, no âmbito municipal, as consequências criminais da rejeição de contas, a eficácia e necessidade do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), os gastos com o poder legislativo e executivo, revisão dos subsídios dos agentes políticos e as formas de contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) junto à administração municipal.

Ainda estiveram presentes no encontro o secretário da Administração de Camaçari, Ademar Delgado, o vereador do Município, Téo Ribeiro (PT), o procurador geral do Município, José Orlando Carvalho, além do secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, do conselheiro do TCM-BA, José Alfredo Rocha Dias, do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) e Assessor Especial do Procurador Geral de Justiça, Valmiro Santos Macedo, e o promotor de Justiça do MPE e Integrante do Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos, José Jorge Meireles Freitas.

Slideshow | 5 fotos

Para municípios metas foram alcançadas

Mais Notícias

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us