Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ascom
Publicado 29/11/2022 03:11:52

Com o auditório da Cúria Diocesana repleto de estudantes, autoridades e agentes da rede de proteção do município, teve início nesta terça-feira (29/11), a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa, que acontece até quarta-feira (30/11), é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Camaçari e tem apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

O evento traz o tema central: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. A atividade contou com apresentações da Banda Marcial de Camaçari (Bamuca) e dos educandos das oficinas de flauta e canto coral da Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari e foi marcada por duas palestras, que abordaram dentro de suas respectivas temáticas, a importância das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Na oportunidade, a presidente do CMDCA, Baja Carvalho, ressaltou a finalidade da iniciativa. “As conferências visam, sobretudo, levantar propostas de todos os envolvidos no sistema de defesa de garantia dos direitos das crianças e do adolescente, para ser a base das políticas. Então, neste momento, estamos com todos os profissionais do sistema de garantias e com os adolescentes, para que juntos, a gente consiga formular ideias que subsidiem essas propostas”, disse.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, falou sobre a importância da ação. “A pauta deste evento é extremamente importante, pois estamos falando dos direitos das nossas crianças e adolescentes. O CMDCA está de parabéns pela realização, e não poderíamos deixar de reafirmar o apoio da gestão municipal com essa causa, porque sabemos que juntos podemos fazer um trabalho cada dia melhor e com excelência”, falou.

Coordenadora do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Janete Ferreira pontuou que não é possível fazer política pública sem que exista um trabalho conjunto e sem ouvir crianças e adolescentes. “Esse é um momento importante, pois estamos vendo aqui música, cultura, educação e, principalmente, a vontade de garantir o bem-estar das crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse.

Para os estudantes Hannah Mota, de 16 anos, e Enrico Araújo, 14, ambos moradores da Costa de Camaçari, a conferência transmite conhecimento e possibilita oportunidade para que os adolescentes exponham suas necessidades. “Muitos crianças e adolescentes estão tendo seus direitos violados e aqui estamos tendo a oportunidade de sermos ouvidos e também falarmos dos nossos problemas”, disse a estudante. Enrico continuou. “Os eixos de discussão estão muito bons, e eu espero muito que depois desta conferência, a gente que reside na orla, seja contemplado com algumas melhorias que vamos apresentar aqui”, finalizou.

Além das autoridades, estudantes de 11 instituições de ensino e sociedade civil, bem como representantes de outros conselhos do município marcaram presença no evento, a exemplo do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho do Idoso. Participaram ainda da composição da mesa do evento, o diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria da Educação (Seduc), Marcio Vila Flor, e a representante do Grupo O Boticário, Beatriz Groxco. No período da tarde, o público participou dos cinco eixos temáticos de discussão.

Na terça-feira haverá a continuidade dos eixos temáticos, apresentação e votação das propostas dos grupos na plenária final e a eleição dos delegados para XII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Mais Notícias

Programa similar ao Sesau Fila Zero será lançado pelo MS e deve beneficiar ainda mais a população de Camaçari

Programa similar ao Sesau Fila Zero será lançado pelo MS e deve ben...

GTC inicia trabalhos de 2023 apresentando resultados e alinhando próximas ações

GTC inicia trabalhos de 2023 apresentando resultados e alinhando pr...

Ano Letivo 2023 é iniciado na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari

Ano Letivo 2023 é iniciado na Rede Pública Municipal de Ensino de C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us