O primeiro dia de aula nas 90 unidades escolares de Camaçari foi marcado por palestras de acolhimento, realizadas por coordenadores e professores.
Além dos estudantes, familiares participaram das atividades. Entre os assuntos, foram enfocadas a importância da postura e o respeito aos docentes, o uso do fardamento e o planejamento para 2009.
Na escola São Tomaz de Cantuária, a coordenadora Nádia Cristina Freitas falou de que como é importante os alunos se sentirem em casa e os pais participarem da rotina dos filhos.
Eunice Bispo dos Santos, mãe de Talita de 10 anos, gostou da palestra porque explicou a importância do desenvolvimento dos alunos através da participação da família. Ela pretende acompanhar a filha de perto nos deveres escolares.
A estudante Luana Santos Monteiro, 11 anos, ficou feliz e estava ansiosa no retorno as aulas. Pela primeira vez vai estudar na escola e queria encontrar os amigos para contar as novidades das férias.
Na escola Normal não foi diferente. A professora de Ciências Lidimárcia Ferreira abriu a programação, falando do ano letivo e do posicionamento do aluno perante funcionários e docentes.
Atentos a palestra estava o grupo de Caíque dos Santos, 15 anos, composto por seis amigos. Eles estavam animados com a volta às aulas e o reencontro com os colegas.
A Prefeitura tem beneficiado as escolas da rede municipal, com construção, reforma e ampliação na maioria das unidades. As melhorias vão desde as instalações físicas até a metodologia pedagógica, focada na educação inclusiva com informática, esportes, educação ambiental, arte-educação, ciências experimentais e robótica.
O programa de requalificação do ensino já implantou laboratórios em 75 escolas da sede, orla e zona rural, e distribuiu 1.200 computadores para professores. A educação pública do Município vem se transformando em modelo, com a utilização de novas tecnologias, como a lousa digital.

Escolas do Município estão entre as melhores do estado -