Palestras conscientizam população

Iwwa Agência
Publicado 31/05/2012 02:05:09

Com o tema Fumar: faz mal pra você, faz mal pra o planeta, o Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado nesta quinta-feira (31/05), em Camaçari, com palestras educativas, realizadas no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), sobre os malefícios causados pelo cigarro.

Na ocasião, a coordenadora do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e representante do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Município, Luciana Jaqueline, ministrou a palestra sobre Tabagismo como problema de saúde pública, que abordou os impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelo uso do tabaco.

De acordo com a coordenadora, o Ministério da Saúde preconiza dois tipos de ações em relação ao fumo. “Através de atividades pontuais, como as campanhas de conscientização, e de ações contínuas voltadas para a abordagem e para o tratamento do fumante na rede SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou a coordenadora ao lembrar que “existe a perspectiva de, em breve, ser implantado esse tipo de tratamento no Município”.

Ex-fumante há 13 anos, a dona de casa Crispina Santana fez questão de assistir as palestras para incentivar outras pessoas a deixarem de fumar. “Acho importante alertar a todos os males causados pelo cigarro. Quando fumava, me sentia cansada, ficava nervosa, hoje tenho mais disposição para tudo”, declarou.

 A segunda palestra do evento foi realizada pela psicóloga do Ceonc, Agda Cecília, que abordou a Dependência Química e Psicológica do Cigarro. Segundo a psicóloga, o vicio consiste em quatro fases, a adaptação, intermediária, dependência química e o condicionamento psicológico.

A campanha de Controle do Tabagismo é realizada pelo Ministério da Saúde, através do Inca (Instituto Nacional de Câncer). No Município, as ações de conscientização são subsidiadas pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde)

A subsecretária da Saúde do Município, Lêda Duarte, e a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, também prestigiaram o evento, promovido pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde).

 

 

 

Foto: Marcelo Ferrão

Ceonc realiza palestras sobre malefícios do cigarro -

Mais Notícias

Elinaldo participa de cerimônia de entrega de duas escolas estaduais em Camaçari

Elinaldo participa de cerimônia de entrega de duas escolas estaduai...

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.