Como parte das atividades do Dia Nacional de Combate a Sífilis, Camaçari realiza nesta quinta-feira (22/10), a partir das 8h, no auditório 4 da Cidade do Saber, palestras sobre causas, tratamento e perfil da doença.
O objetivo é oferecer aos profissionais da saúde subsídios para a qualificação no controle da bactéria. Dados do Ministério da Saúde apontam que dos malefícios transmitidos durante a gravidez, a sífilis é um dos mais perigosos, podendo provocar aborto, prematuridade do feto, cegueira, surdez, deficiência mental, além da morte.
A primeira palestra será às 9h, com o presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis – Regional Bahia, Roberto Dias Fontes, que explanará sobre o Dia Nacional de Combate a Sífilis.
Um perfil epidemiológico da sífilis em Camaçari é o tema da palestra da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karina Rocha, às 10h. A partir das 13h30, o médico infectologista Alessandro Farias fala sobre o Tratamento da Sífilis na Rede Básica de Saúde.
No final, uma oficina será apresentada pelos médicos Roberto Fontes, Alessandro Farias, Patrícia Farias e pelas enfermeiras Conceição Gouveia e Edna Hora, sobre o manejo da sífilis.