A equipe da Coordenação do Programa de DST/Aids de Camaçari realizou nesta terça-feira (14/10) uma palestra no prédio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) sobre a prevenção e tratamento da sífilis e demais doenças sexualmente transmissíveis.
O evento é parte da Semana de Combate à Sífilis, a ser aberta oficialmente nesta quarta-feira (15/10), às 9h30, no auditório do gabinete.
Mal a equipe começou a montar o estande, as pessoas se aproximaram para observar as fotos da doença e obter informações a respeito das DST/Aids. Para Natalícia Rosa, moradora da Gleba B, que esteve no SAC em busca de uma vaga de emprego, a palestra foi muito proveitosa. A iniciativa é muito interessante, porque tem pessoas que ainda não são esclarecidas a respeito das DSTs.
A funcionária Silvia Teixeira também gostou da atividade. Achei a experiência muito rica. É uma maneira de informar aos usuários e funcionários do SAC aproveitar o momento de trabalho para aprender mais sobre a saúde e como se prevenir de doenças tão graves como a sífilis.
Os mais idosos, como João Batista Alves, também gostaram muito da palestra. É boa para as mulheres, homens e, principalmente, para os jovens. Para ele, o uso da camisinha é importante porque livra de todos os perigos.
Além da palestra, foram distribuídos 1.500 preservativos masculinos, 200 femininos e bandanas alusivas ao combate à sífilis. De acordo com a coordenadora do DST/Aids Camaçari, Mirtes Martins, a iniciativa teve por objetivo abordar todos os usuários do SAC e conscientizá-los de que a doença pode levar, inclusive, a morte.
A proposta é de que a equipe do DST/Aids promova palestras no SAC todas as quartas-feiras até o final do ano, quando a atividade passará a ser realizada em outro local de grande circulação de pessoas.

Semana reforça prevenção e tratamento da sífilis -