Palestra marca lançamento do plano

Iwwa Agência
Publicado 13/04/2015 12:04:37

O prefeito Ademar Delgado participou, na manhã  desta segunda-feira (13/04), do lançamento do PLAMOB Camaçari (Plano Municipal de Mobilidade Urbana), no auditório da Segov (Secretaria de Governo). A iniciativa vai levantar os problemas, realizar diagnóstico e elaborar propostas que resultarão em um projeto de lei, que será enviado para a Câmara de Vereadores.

“Espero que possamos adotar todas as formas de mobilidade no Município. Tenho convicção de que todos os segmentos da sociedade vão participar e apontar alternativas de transporte”, afirmou o prefeito Ademar Delgado, ao salientar que o transporte de massa vai resolver a situação em Camaçari.

Durante o lançamento, foi realizada palestra do arquiteto e urbanista, Nazareno Stanislau Affonso, membro do Conselho Diretor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Ele abordou o tema “Os Desafios da Mobilidade nas Cidades Brasileiras”, através do qual explicou a Lei da Mobilidade Urbana (12.587/12) e o Plano Nacional da Mobilidade Urbana. A explanação tratou ainda da violência no trânsito que, para o palestrante, o estudo que se faça não pode perder o foco na violência do trânsito, “que mata de 45 a 60 mil pessoas no Brasil por ano”, constatou.

O plano direciona as ações, estudos técnicos e diagnósticos, obtidos através de diversas pesquisas, como contagem de tráfego e origem e destino. O objetivo é melhorar a infraestrutura das vias, ciclovias, calçadas, semáforos, faixas e passarelas. O trabalho começou em março, através da coleta de dados e a assinatura da ordem de serviço.

A agente de trânsito, Edizia Araújo, de 35 anos, disse que “esta é uma ação importante porque vem para viabilizar as questões da necessidade de um trânsito mais seguros para os usuários, seja pedestres ou condutores”, finalizou a agente que há oito anos está na função.

O acompanhamento e fiscalização do PLAMOB é de responsabilidade da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano). Na oportunidade, a STT garantiu uma alternativa para o transporte público até o fim do ano. A elaboração do plano está prevista para acontecer até maio de 2016, ao longo desse período a população irá se pronunciar em duas rodadas de consultas e uma de audiência pública.

A programação segue hoje com a primeira consulta pública com moradores da sede e da localidade de Parafuso, às 13h30 no auditório da Segov. As consultas seguem até 17 de abril nas localidades da orla.

Participaram do lançamento a vice-prefeita Carmem Siqueira, os secretários do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Administração, Lezineide Andrade, da Cidadania e Inclusão, Fábio Pereira, da Mulher, Míriam Bitencourt, e o superintendente do Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba. Ainda, os vereadores Oziel Araujo (PT), Gilvan Souza (PT) e Elias Natan (PV).

 PRIMEIRAS CONSULTAS PÚBLICAS

14 de abril, às 14h

Vila de Abrantes, no Centro Educacional Marquês de Abrantes

15 de abril, às 14h

Arembepe, na Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto

16 de abril, às 14h

Monte Gordo, na Escola Municipal Amélia Rodrigues

17 de abril, às 14h

Barra do Pojuca, Escola Municipal Américo Ferreira dos Santos

Slideshow | 4 fotos

Palestra marca lançamento do plano

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.