Palestra marca Dia Mundial contra o Tabagismo

Iwwa Agência
Publicado 27/05/2010 03:05:45

O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado em 31 de maio, será lembrado com uma palestra em Camaçari. O evento está voltado para servidores da saúde e comunidade.

O coordenador estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Antonio Dórea, vai falar sobre Tabagismo como Problema de Saúde Pública, tema da campanha de 2010. O encontro acontece segunda-feira (31/05), às 14h, no auditório da Prefeitura.

Durante a comemoração, a coordenadora do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), Luciana Jaqueline, e a assistente social, Maria Teresa Rodrigues, informam sobre tratamento dos fumantes, tabagismo e questão de gênero.

De acordo com pesquisa do Datasus (Banco de dados do Sistema Único de Saúde), o câncer de pulmão é a terceira doença com maior número de óbitos em Camaçari.

O fumo é o responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de doenças, dentre elas, as cardiovasculares, o câncer e as respiratórias obstrutivas. Outro dado alarmante da pesquisa é que 90% dos casos de câncer de pulmão têm relação com o tabagismo.

O combate à doença no Município é realizado pelo Ceonc, através da prevenção e detecção precoce da enfermidade. De acordo com a coordenadora, o trabalho é considerado referência no Município e registra uma média de 1.500 atendimentos mensais.

A palestra é uma iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau), através da Ceon, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.