O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado em 31 de maio, será lembrado com uma palestra em Camaçari. O evento está voltado para servidores da saúde e comunidade.
O coordenador estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Antonio Dórea, vai falar sobre Tabagismo como Problema de Saúde Pública, tema da campanha de 2010. O encontro acontece segunda-feira (31/05), às 14h, no auditório da Prefeitura.
Durante a comemoração, a coordenadora do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), Luciana Jaqueline, e a assistente social, Maria Teresa Rodrigues, informam sobre tratamento dos fumantes, tabagismo e questão de gênero.
De acordo com pesquisa do Datasus (Banco de dados do Sistema Único de Saúde), o câncer de pulmão é a terceira doença com maior número de óbitos em Camaçari.
O fumo é o responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de doenças, dentre elas, as cardiovasculares, o câncer e as respiratórias obstrutivas. Outro dado alarmante da pesquisa é que 90% dos casos de câncer de pulmão têm relação com o tabagismo.
O combate à doença no Município é realizado pelo Ceonc, através da prevenção e detecção precoce da enfermidade. De acordo com a coordenadora, o trabalho é considerado referência no Município e registra uma média de 1.500 atendimentos mensais.
A palestra é uma iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau), através da Ceon, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).