Palestra inicia mutirão para rastrear doença

Iwwa Agência
Publicado 06/08/2012 02:08:58

Teve início, nesta segunda-feira (06/08), o 2º Mutirão de Rastreamento do Câncer de Próstata do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari). A iniciativa em alusão ao Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 12, começou com uma palestra sobre os aspectos gerais da doença.

Ministrada pela coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, a palestra abordou diversas questões relativas ao câncer de próstata como a necessidade da realização dos exames para detecção precoce da doença, os sintomas, fatores de risco, a diferença entre o câncer benigno e maligno, além das formas de tratamento.

Neste primeiro dia de mutirão, 30 homens passaram pela consulta com urologista e realizaram os exames de PSA (Antígeno Prostático Especifico) e toque retal. “Os resultados saem no prazo de sete dias, se houver alguma alteração nos exames o paciente será chamado para começar o tratamento”, informou a coordenadora.

Morador do bairro Gleba B, Astério Gonzaga, 66 anos, elogiou a ação do Ceonc e parabenizou toda a equipe. “Estive no mutirão do ano passado e achei ótimo, sempre sou muito bem acolhido, a organização está de parabéns”, disse.

Na terça-feira (07/08), o atendimento será exclusivo para os idosos do Conviver (Centro de Convivência do Idoso). Na quarta-feira (08/08) serão distribuídas 60 fichas para atendimento nos dois turnos e, na quinta-feira (09/08), último dia de atendimento, serão distribuídas 30 fichas. Caso a procura pelo serviço ultrapasse o número de fichas disponíveis, o Ceonc criará uma lista de espera para atendimento após o período do mutirão.

A iniciativa é destinada a homens com mais de 40 anos e tem o intuito de alertá-los sobre a importância da detecção precoce da doença. Nos dias do atendimento, as fichas para consulta são distribuídas a partir das 8h sendo necessária apenas a cópia da identidade.

O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à Estação Rodoviárias no Centro.

 

Slideshow | 5 fotos

Palestra inicia mutirão para rastrear doença

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us