Palestra inicia mutirão para rastrear doença

Iwwa Agência
Publicado 06/08/2012 02:08:58

Teve início, nesta segunda-feira (06/08), o 2º Mutirão de Rastreamento do Câncer de Próstata do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari). A iniciativa em alusão ao Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 12, começou com uma palestra sobre os aspectos gerais da doença.

Ministrada pela coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, a palestra abordou diversas questões relativas ao câncer de próstata como a necessidade da realização dos exames para detecção precoce da doença, os sintomas, fatores de risco, a diferença entre o câncer benigno e maligno, além das formas de tratamento.

Neste primeiro dia de mutirão, 30 homens passaram pela consulta com urologista e realizaram os exames de PSA (Antígeno Prostático Especifico) e toque retal. “Os resultados saem no prazo de sete dias, se houver alguma alteração nos exames o paciente será chamado para começar o tratamento”, informou a coordenadora.

Morador do bairro Gleba B, Astério Gonzaga, 66 anos, elogiou a ação do Ceonc e parabenizou toda a equipe. “Estive no mutirão do ano passado e achei ótimo, sempre sou muito bem acolhido, a organização está de parabéns”, disse.

Na terça-feira (07/08), o atendimento será exclusivo para os idosos do Conviver (Centro de Convivência do Idoso). Na quarta-feira (08/08) serão distribuídas 60 fichas para atendimento nos dois turnos e, na quinta-feira (09/08), último dia de atendimento, serão distribuídas 30 fichas. Caso a procura pelo serviço ultrapasse o número de fichas disponíveis, o Ceonc criará uma lista de espera para atendimento após o período do mutirão.

A iniciativa é destinada a homens com mais de 40 anos e tem o intuito de alertá-los sobre a importância da detecção precoce da doença. Nos dias do atendimento, as fichas para consulta são distribuídas a partir das 8h sendo necessária apenas a cópia da identidade.

O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à Estação Rodoviárias no Centro.

 

Slideshow | 5 fotos

Palestra inicia mutirão para rastrear doença

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.