Palestra esclarece sobre o programa Cadastur

Iwwa Agência
Publicado 08/05/2008 04:05:23

Agora, os prestadores de serviços turísticos de Camaçari sabem a importância e como fazer parte do Cadastur, programa do governo federal que funciona como um grande banco de dados com informações sobre as empresas e profissionais do turismo. As informações foram passadas durante palestra realizada nesta quinta-feira (08/05), no auditório do Gabinete.

A mesa foi composta por Rita Cruz, economista e funcionária da Secretaria do Turismo de Camaçari (Setur), Tânia Maria de Carvalho, turismóloga, e Kika Carvalho, turismóloga e consultora da Setur.

Apesar do não comparecimento do palestrante Divaldo Borges Gonçalves, agente fiscal do Ministério do Turismo, devido ao mau tempo em Salvador, a palestra foi bastante proveitosa, despertando o interesse dos participantes, que interagiam com perguntas e esclareceram dúvidas.

Entre os convidados estavam turismólogos, guias, mergulhadores, taxistas e representantes sindicais, proprietários de restaurantes e profissionais dos meios de hospedagem.

Os presentes aprovaram a iniciativa, a exemplo da mergulhadora Marta Naly, que acredita no Cadastur e considera “essencial”. Ela afirma que enquanto turista, de agora por diante, vai acessar as listas de profissionais cadastrados no site do Ministério do Turismo. “Assim, fico mais tranqüila quanto aos serviços que irei utilizar”.

O Cadastur permite aos profissionais do turismo vantagens como participar de eventos, feiras, ações, acesso a licitações e facilidades para financiamento em bancos, como Caixa e Banco do Brasil. Além dessas vantagens, as empresas e pessoas que contratarem os serviços de profissionais registrados no banco de dados têm respaldo jurídico em caso de má prestação de serviço.

COMO FAZER PARTE
O prestador de serviço turístico interessado no cadastramento deve fazer via internet no site www.cadastur.turismo.gov.br ou junto à Secretaria do Turismo do Município. Após o cadastramento, o requerente deve apresentar CNPJ, contrato e alteração social, alvará de funcionamento, termo de responsabilidade assinado pelo representante legal do prestador de serviço turístico e comprovante de pagamento do serviço referente à atividade cadastrada. O prazo para a entrega é de 90 dias, caso contrário será necessário novo cadastro e pagamento.

O valor do cadastro é de R$ 100,00 e a renovação R$ 60,00, na forma de depósito. O cadastro tem validade de dois anos a contar da data da homologação.

Foto: Agnaldo Silva

Palestra reuniu economistas e turismólogos -

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