Palestra da Seduc ensina professor a cuidar da voz

Iwwa Agência
Publicado 18/04/2008 01:04:14

Para desenvolver um trabalho de qualidade, o profissional precisa estar bem preparado e saudável. Com esse viés, a Secretaria de Educação (Seduc), realizou sexta-feira (19/04), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, a palestra Saúde Vocal do Professor, para professores da rede pública e particular de ensino.

Parte do projeto Cuidando do seu instrumento: a voz, o objetivo da palestra é atuar preventivamente junto aos professores municipais, fornecendo subsídios para minimizar a incidência de distúrbios da voz. A explanação aconteceu duas vezes, das 8h30 às 12h, e das 14h às 16h, com a participação da otorrinolaringologista Érika Gonçalves, da fonoaudióloga Gabriela Almeida e da professora de canto Ana Paula Albuquerque.

A ação da Seduc é fruto do alto índice de afastamento de professores por causa de problemas na voz, o que tem ocasionado trabalhos preventivos de esclarecimento por parte da Prefeitura. As palestras expuseram os cuidados que os professores devem ter com a voz, ensinaram exercícios para conservá-la e falaram sobre as doenças que podem ocorrer devido ao uso inadequado da voz.

Para a fonoaudióloga Gabriela Almeida, a iniciativa da Seduc é de extrema importância para os professores. “O objetivo maior da palestra é alertá-los para os problemas que podem ocorrer com o uso inadequado da voz em sala de aula”, disse. Ela acrescentou que, com as orientações expostas no evento, é possível diminuir o índice de doenças da voz e fortalecer os cuidados a serem adotados para preservá-la.

Ao final das palestras, houve apresentação musical da professora Ana Paula Albuquerque. Cerca de 600 professores participaram do evento que contou com a participação de muitos afastados por problemas ocasionados pelo mau uso da voz.

Em uma atitude pioneira, a Seduc irá disponibilizar microfones amplificados para os professores municipais com o intuito de poupar a voz dos mesmos. A princípio, os professores de Nível 1 serão contemplados. O objetivo é estender o benefício a todos os docentes da rede municipal de Camaçari.

Foto: Marina Silva

Cerca de 600 professores participaram da palestra -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.