Palestra da Seduc ensina professor a cuidar da voz

ASCOM BOT
Publicado 18/04/2008 01:04:14

Para desenvolver um trabalho de qualidade, o profissional precisa estar bem preparado e saudável. Com esse viés, a Secretaria de Educação (Seduc), realizou sexta-feira (19/04), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, a palestra Saúde Vocal do Professor, para professores da rede pública e particular de ensino.

Parte do projeto Cuidando do seu instrumento: a voz, o objetivo da palestra é atuar preventivamente junto aos professores municipais, fornecendo subsídios para minimizar a incidência de distúrbios da voz. A explanação aconteceu duas vezes, das 8h30 às 12h, e das 14h às 16h, com a participação da otorrinolaringologista Érika Gonçalves, da fonoaudióloga Gabriela Almeida e da professora de canto Ana Paula Albuquerque.

A ação da Seduc é fruto do alto índice de afastamento de professores por causa de problemas na voz, o que tem ocasionado trabalhos preventivos de esclarecimento por parte da Prefeitura. As palestras expuseram os cuidados que os professores devem ter com a voz, ensinaram exercícios para conservá-la e falaram sobre as doenças que podem ocorrer devido ao uso inadequado da voz.

Para a fonoaudióloga Gabriela Almeida, a iniciativa da Seduc é de extrema importância para os professores. “O objetivo maior da palestra é alertá-los para os problemas que podem ocorrer com o uso inadequado da voz em sala de aula”, disse. Ela acrescentou que, com as orientações expostas no evento, é possível diminuir o índice de doenças da voz e fortalecer os cuidados a serem adotados para preservá-la.

Ao final das palestras, houve apresentação musical da professora Ana Paula Albuquerque. Cerca de 600 professores participaram do evento que contou com a participação de muitos afastados por problemas ocasionados pelo mau uso da voz.

Em uma atitude pioneira, a Seduc irá disponibilizar microfones amplificados para os professores municipais com o intuito de poupar a voz dos mesmos. A princípio, os professores de Nível 1 serão contemplados. O objetivo é estender o benefício a todos os docentes da rede municipal de Camaçari.

Foto: Marina Silva

Cerca de 600 professores participaram da palestra -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.