Palestra alerta para detecção precoce da doença

Iwwa Agência
Publicado 08/03/2012 03:03:30

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e aos três anos do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) realizou palestra sobre Detecção Precoce do Câncer de Colo de Útero. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (08/03).

Além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de útero, a iniciativa teve como objetivo incentivar a realização do exame que identifica lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença).

De acordo com o ginecologista do Ceonc, Renato Saúde, através da detecção precoce da doença é possível que a paciente tenha mais chances de cura e um tratamento menos agressivo.

O câncer de colo de útero é considerado uma doença de desenvolvimento lento e que inicialmente pode seguir sem sintomas, mas pode evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual apresentar secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais, nos casos mais avançados.

Atualmente, o Ceonc possui cerca de 3 mil pacientes cadastrados. A unidade atende pessoas com câncer ginecológico, de mama, urológico, entre outros. 

Foto: Agnaldo Silva

Médico falou sobre o exame que identifica lesões precursoras -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.