Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e aos três anos do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) realizou palestra sobre Detecção Precoce do Câncer de Colo de Útero. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (08/03).
Além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de útero, a iniciativa teve como objetivo incentivar a realização do exame que identifica lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença).
De acordo com o ginecologista do Ceonc, Renato Saúde, através da detecção precoce da doença é possível que a paciente tenha mais chances de cura e um tratamento menos agressivo.
O câncer de colo de útero é considerado uma doença de desenvolvimento lento e que inicialmente pode seguir sem sintomas, mas pode evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual apresentar secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais, nos casos mais avançados.
Atualmente, o Ceonc possui cerca de 3 mil pacientes cadastrados. A unidade atende pessoas com câncer ginecológico, de mama, urológico, entre outros.

Médico falou sobre o exame que identifica lesões precursoras -