Camaçari vai receber o projeto cultural Um caminhão para Jorge Amado. A ação, que vai levar ao público, de forma gratuita, apresentações teatrais baseadas na obra do escritor baiano, acontecerá nos dias 19 e 21 deste mês (sábado e segunda-feira), na praça dos Coqueiros, em Arembepe, orla do Município. No dia 22/05 (terça-feira), o projeto chega ao Centro Educacional Reitor Edgard Santos, no bairro Gleba A, na sede.
Na oportunidade, serão exibidos O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e Capitães da Areia, clássicos da literatura nacional. As apresentações acontecem às 10h, 15h e 19h, e serão realizadas em um caminhão adaptado, que servirá como palco.
Além de comemorar o centenário do escritor Jorge Amado, o projeto tem como objetivo transportar o público para o universo mágico da literatura e do teatro.
O projeto, que acontece de forma itinerante desde dezembro de 2010, já se apresentou nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Na Bahia, além de Camaçari o projeto vai contemplar as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Santo Amaro e Candeias.
O projeto Um caminhão para Jorge Amado é realizado pela Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e conta com apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secult (Secretaria Municipal da Cultura).
OBRAS
A fábula O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, escrita por Jorge Amado na década de 40, fala sobre o amor impossível de um gato solitário por uma jovem e bela andorinha, prometida ao Rouxinol.
A obra Capitães da Areia, um dos romances mais conhecidos de Jorge Amado, conta a história de meninos de rua da Bahia na década de 30. Entre os personagens mais conhecidos, os espertos Pedro Bala, Gato, Professor, Dora e João Grande. A mensagem da obra continua atual e expõe um problema ainda muito presente nas grandes cidades brasileiras, a questão das crianças de rua.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (19/05)
Praça dos Coqueiros, em Arembepe
10h e 15h – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
19h – Capitães da Areia
Segunda-feira (21/05)
Praça dos Coqueiros, em Arembepe
10h e 15h – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
19h – Capitães da Areia
Terça-feira (22/05)
Centro Educacional Reitor Edgard Santos, na Gleba A
10h e 15h – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
19h – Capitães da Areia

Obras literárias saem dos livros para virar espetáculo -