Pacientes elogiam atendimento

Iwwa Agência
Publicado 22/07/2016 04:07:26

Atualmente, a rede de saúde pública de Camaçari dispõe de oito profissionais do programa federal Mais Médicos. Uma deles é Adriana Fernandez, única cubana que atua no Município e que o trabalho realizado há pouco mais de dois anos se tornou referência na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Piaçaveira.

Uma das pacientes de Adriana Fernadez é Laurita Mota, 60 anos, que foi à USF após o marido ter sido atendido pela médica. “Meu esposo estava com um grave problema de saúde e ele não morreu por conta do cuidado e da atenção que a doutora Adriana teve com ele”, disse Laurita, ao ressaltar que já tinha passado o horário de funcionamento, mas, mesmo assim, a médica realizou o atendimento.

A humanização e o acolhimento também fizeram com que a paciente Isabel Cristina Santana, 40 anos, levasse toda família para fazer acompanhamento com a médica. Ela afirma que não tem do que reclamar do atendimento da USF e que a relação com a médica se tronou amizade. “Percebemos que ela trabalha por prazer”, destacou Isabel.

Além das consultas agendadas, Adriana Fernandez realiza acolhimento da demanda espontânea e visitas para acamados e idosos. A iniciativa é considerada essencial para a saúde física e psicológica de Roberto Duarte, 48 anos, como contou a irmã e cuidadora dele, Jô Duarte, 52 anos.

Para Adriana, a receptividade e o acolhimento da comunidade motivam e influenciam no atendimento, “além de contribuir para estabelecer mais do que uma relação de paciente e médico, mas sim de amigo, disse a médica, ao ressaltar que “os pacientes se sentem confortáveis para contar os problemas de saúde e os de natureza pessoal. Isso é um diferencial para um diagnóstico melhor e um atendimento mais humanizado”.

A médica atende na USF de terça a sexta-feira. Às segundas-feiras, ela participa de cursos. Através do programa Mais Médico, ela deve ter 8 horas de estudos complementares. Adriana conta que o trabalho exercido flui melhor, porque conta com o apoio e suporte de bons profissionais, tidos como braço direito dela. A equipe é composta por dois enfermeiros e um médico, que fazem residência na USF, além de um dentista e sete agentes comunitários de saúde. Na USF, é realizado também um trabalho conjunto com a equipe do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família).

“O processo de adaptação no país e com o idioma não foram fáceis. Mas, confesso que é a realização de um sonho trabalhar e cuidar da população de um país que amo e sempre sonhei em conhecer”, conta Adriana. A médica deve atuar até março de 2017, quando completa três anos na USF, prazo máximo que um médico cubano pode trabalhar pelo programa federal. Ela segue com esperança que todos trabalhem juntos para melhorar e ampliar o atendimento em saúde pública no país.

REFORÇO

No dia 16 de agosto, o sistema de saúde de Camaçari contará com o reforço de mais três médicos, que também vão atuar no Município pelo programa Mais Médicos. No início do mês, o prefeito Ademar Delgado participou de uma cerimônia realizada pelo governo do Estado, para avaliar os três primeiros anos do programa na Bahia.

Adriana Fernandez também participou do evento que homenageou os médicos cubanos integrantes do programa. As homenagens foram um reconhecimento às contribuições dos profissionais para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Slideshow | 5 fotos

Pacientes elogiam atendimento

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.