Pacientes com doença falciforme serão avaliados

Iwwa Agência
Publicado 05/04/2010 09:04:00

Um grupo de quatro médicos, especialistas em ortopedia, avalia cerca de 200 pacientes da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), em Camaçari. A visita acontece sexta-feira (09/04), a partir das 8h, no Cuidar, e será coordenada pelo pesquisador e professor da UFBA, Gildásio Daltro.

As pesquisas do professor são direcionadas para transplante de células tronco para recuperação óssea. De acordo com as avaliações feitas pelos especialistas, serão solicitados alguns exames específicos. A partir do resultado, os pacientes serão encaminhados para a realização de intervenções cirúrgicas para colocação de prótese, nos casos mais graves, e para transplante de células tronco, nos casos em que há possibilidade de recuperação e regeneração óssea. As cirurgias serão realizadas no Hospital das Clínicas, em Salvador.

A iniciativa promove comodidade e segurança aos pacientes da Unifal, uma vez que evita o deslocamento do usuário, agendamento de consultas e filas. O objetivo é agir de forma preventiva e evitar o agravamento de alguns pacientes. De acordo com a hematologista e hemoterapeuta da Unifal, Mercês Borja, as pessoas com doença falciforme podem sofrer problemas neurológicos, além do comprometimento do crescimento, da visão e dos ossos.

A visita do grupo é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde (Sesau) do Município, através da Unifal, e a Associação Camaçariense de Portadores de Anemia Falciforme.

Foto: Carol Garcia

Pacientes serão avaliados nesta sexta-feira, no Cuidar -

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us