Paciente do Cres ganha posto de coleta de sangue

Iwwa Agência
Publicado 10/09/2009 09:09:28

A Coordenadora da Unidade de Apoio e Tratamento do Programa Nacional DST/Aids, Raquel Baccarini, esteve nesta quinta-feira (10/09) em Camaçari para conhecer o programa que é desenvolvido no Município através da Secretaria da Saúde (Sesau) e do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (Cres).

Durante a visita, ela assinou um termo de autorização para a construção de um posto de coleta de sangue nas instalações do centro para atender aos pacientes portadores de HIV/Aids, além dos usuários que buscam o local para fazer testes de HIV e doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora municipal do programa DST/Aids, Maria Luisa Castro Almeida, o incentivo financeiro vai chegar na hora certa porque os portadores da doença que moram em Camaçari não vão mais precisar se deslocar até Salvador para recolher sangue no Lacen (Laboratório Central do Estado).

Segundo ela, a medida significa mais conforto aos usuários, economia de combustível e menos risco de acidentes nas estradas. “Com a coleta de sangue no Município, o Cres terá condições de enviar um número maior de amostras para benefício dos usuários”.

CRES
O Centro de Referência e Especialidade em Saúde está localizado na rua 8 de dezembro, no bairro do Papa Mel, e atende a 1.620 pacientes. Hoje, existem 179 pessoas com HIV/Aids no Município, sendo que 96 já estão diagnosticadas e com tratamento específico.

A equipe é composta por 22 pessoas entre enfermeiras, infectologistas, ginecologistas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêutica e nutricionista.

No Cres o usuário não precisa marcar consulta. Quando chega ao local é acolhido pela enfermeira e depois encaminhado a um membro da equipe, a depender do resultado que apresente. Os pacientes recebem medicamentos necessários para o tratamento e os portadores de HIV/Aids, uma cesta básica com suporte nutricional.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us