Criado para atender pessoas com transtorno mental grave e moderado, o Cesme (Centro de Especialidades em Saúde Mental) funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Leste, nº 9, bairro Novo Horizonte, em Camaçari.
Este é o primeiro serviço estruturado para atender pacientes com problema mental, em funcionamento na sede.
A equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeuta, psiquiatras, enfermeiras, pessoal de apoio, de serviços gerais e vigilantes. Os atendimentos são individuais e em grupo, com visitas domiciliares para os casos já atendidos e que necessitam da aproximação da família.
O ambulatório possui duas salas de atendimento individual, uma de acolhimento, duas de grupo, uma para oficina, posto de enfermagem, farmácia, coordenação, espaço para reunião, cozinha e almoxarifado.
De acordo com o coordenador do Cesme, Jonsos Nunes, a proposta é atender os portadores de transtornos mentais com qualidade e inseri-los no convívio social.
Em breve será implantado um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) na sede, um Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas) com atendimento também para a orla e um ambulatório infantil para crianças com transtorno mental.
O serviço de acolhimento e escuta qualificada funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

O serviço possui psiquiatra, psicólogo e assitente social -