Construído com recursos próprios, o novo PA (Pronto Atendimento) de Vila de Abrantes vai proporcionar melhor qualidade, mais conforto e segurança à população. A Prefeitura vai investir um milhão, trezentos e vinte e um mil reais na nova unidade de saúde, que deve atender cerca de 150 pessoas por dia ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde).
O PA terá 15 médicos, 28 técnicos de enfermagem, oito enfermeiros, oito recepcionistas, seis higienizadores e quatro motoristas. As localidades de Cajazeiras de Abrantes, Jauá, Areais e Catu de Abrantes também serão atendidas na unidade de saúde, em regime de 24 horas.
De acordo com o prefeito Ademar Delgado, a construção do PA atende a uma solicitação da comunidade. “O nosso governo tem cuidado das pessoas. Melhorar e ampliar a infraestrutura dos equipamentos de saúde, bem como os serviços oferecidos é prioridade”, enfatizou.
A licitação para construção do Pronto Atendimento está prevista para acontecer até o final deste ano e o início das obras em janeiro de 2015. A solicitação de despesa do PA foi assinada pelo prefeito Ademar Delgado na última sexta-feira (19/09). A nova unidade de saúde reforça a rede municipal e beneficia milhares de pessoas.
ESTRUTURA
O Pronto Atendimento será equipado com uma recepção ampla, três consultórios, uma sala de urgência e emergência com desembarque exclusivo de ambulância, uma sala de curativo e sutura, uma sala de inalação, uma sala de administração de medicamentos e reidratação.
A unidade de saúde terá ainda uma sala de observação com quatro leitos, um depósito de material de limpeza, uma sala de lavagem e descontaminação de materiais, uma de estar para funcionários e uma para coordenação, uma de esterilização e armazenagem de materiais, um almoxarifado, uma farmácia, além de uma copa e refeitório para funcionários.
HISTÓRICO
O PA de Vila de Abrantes foi inaugurado em dezembro de 2006, em um imóvel residencial locado e adaptado para atendimento da comunidade. A cada ano e com o crescimento populacional, a demanda tem aumentando. Foram realizadas algumas reformas na estrutura física, como o conserto de infiltrações e a realização de pintura. Porém, não há espaço para ampliação do imóvel.
A nova unidade de Pronto Atendimento ficará em uma área apropriada, com área para entrada e saída de ambulâncias, estacionamento e garantia de segurança. A estrutura será erguida em prédio próprio, o que reduzirá custos e favorecerá o fluxo adequado para atendimento da população.

Prefeito reafirma construção do PA de Vila de Abrantes -