Entre segunda-feira (29/03) e 5 de abril, a Ouvidoria do SUS de Camaçari recebe equipamentos para a montagem de uma moderna central de atendimento. Entre os equipamentos estão quatro computadores, cadeiras, mesas e impressora. A iniciativa, além de agilizar o atendimento, deixa o ambiente de trabalho mais bonito e organizado.
Instrumento democrático e importante canal de participação popular, a Ouvidoria do SUS permite ao cidadão exercer o papel de controle social e gestão pública da saúde. Criada em novembro do ano passado, através da portaria 32/2009, a ouvidoria tem por objetivo melhorar a saúde do Município, além de estimular a participação e avaliação dos serviços de saúde.
A unidade funciona na avenida Francisco Drummond, no prédio da Vigilância em Saúde. Através do instrumento, a população dispõe de três formas para reclamar, denunciar ou fazer sugestões, de forma presencial, indo direto à sede, pela internet, através do e-mail ouvidoria.sus@camacari.ba.gov.br ou temporariamente pelos telefones (71) 3621- 0331, 3621-0324 e 9979-6507. De acordo com a Ouvidoria, os números serão usados até que o 0800 esteja instalado.
São atribuições da ouvidoria receber e apurar reclamações, bem como acompanhar o processo de apuração, propor medidas para correção de irregularidades, dar retorno ao denunciante quanto as providências e conclusões dos processos. A cada três meses são elaborados e encaminhados relatórios ao gabinete do secretário da saúde.
A implantação da ouvidoria do SUS aconteceu por meio da parceria entre os governos municipal, que entrou com a estrutura física e pessoal, estadual, com a capacitação, e federal, com os equipamentos e treinamento inicial para os ouvidores. Integram a ouvidoria, dois ouvidores, quatro atendentes e uma secretária. Todos capacitados e aptos a prestar atendimento de eficiência à população.
Para Manoel Messias Gonzaga, um dos ouvidores do SUS em Camaçari, a iniciativa é extremamente importante, pois permite a criação de políticas públicas de qualidade.