Orla recebe workshop de robótica

Iwwa Agência
Publicado 22/08/2010 04:08:02

Os novos professores da orla de Camaçari admitidos via Concurso Público da Prefeitura participaram do 1º Workshop de Robótica.  

A proposta é apresentar a robótica como um instrumento de mediação de conhecimentos e a informática como uma importante ferramenta educacional.

A iniciativa contemplou cerca de 80 docentes de Educação Infantil e Fundamental I e II das escolas municipais de Abrantes, Catu de Abrantes, Areias, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Barra do Pojuca.

O diferencial do workshop foi a participação de nove alunos da rede municipal como monitores.

Os jovens auxiliaram os professores, orientaram na programação dos computadores e ajudaram nas montagens dos equipamentos.

Os discentes foram escolhidos por terem obtido bom desempenho durante o aprendizado de robótica.

De acordo com Phelipe Trindade, ter sido escolhido para atuar como monitor “foi um privilégio”. O estudante da 6ª série disse que pretende aproveitar a oportunidade para passar a experiência para os colegas.

“Além de apresentar aos novos professores a robótica como um eixo educacional, o encontro serviu também para inserir novas tecnologias no cotidiano dos alunos, disse a coordenadora de Ações e Ensino da Orla”, Kadja Meireles.

Ela também salientou que “a robótica estimula, ainda mais, estudantes e professores, no desenvolvimento da criatividade e no trabalho em equipe”.

Para a professora de Educação Infantil, Iraildes Oliva, o uso da robótica no sistema de ensino possibilita a descoberta de vários caminhos para a construção e a socialização do conhecimento. “Tudo isso de forma lúdica”, observou.

A robótica educacional é parte dos sete eixos da política pedagógica de Camaçari, que inclui ainda informática, educação inclusiva, esporte, educação ambiental, arte educação e ciências experimentais.

Implantada nas escolas do Município em 2006, a robótica foi responsável pelo Prêmio Internacional de Inovação em Educação Tecnológica, concedido pela empresa Lego Education, em agosto de 2009, à Prefeitura de Camaçari.

O evento, que terminou na sexta-feira (20/08), aconteceu na sede da Coordenação de Ações e Ensino da Orla, na antiga Vaca Mecânica, em Arembepe.

O workshop foi ministrado por professores que passaram, anteriormente, por uma capacitação continuada da Lego Education.

Foto: Adeilson Carvalho

Workshop de robótica contemplou 80 professores -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana esportivo

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana...

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us