Orla recebe workshop de robótica

Iwwa Agência
Publicado 22/08/2010 04:08:02

Os novos professores da orla de Camaçari admitidos via Concurso Público da Prefeitura participaram do 1º Workshop de Robótica.  

A proposta é apresentar a robótica como um instrumento de mediação de conhecimentos e a informática como uma importante ferramenta educacional.

A iniciativa contemplou cerca de 80 docentes de Educação Infantil e Fundamental I e II das escolas municipais de Abrantes, Catu de Abrantes, Areias, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Barra do Pojuca.

O diferencial do workshop foi a participação de nove alunos da rede municipal como monitores.

Os jovens auxiliaram os professores, orientaram na programação dos computadores e ajudaram nas montagens dos equipamentos.

Os discentes foram escolhidos por terem obtido bom desempenho durante o aprendizado de robótica.

De acordo com Phelipe Trindade, ter sido escolhido para atuar como monitor “foi um privilégio”. O estudante da 6ª série disse que pretende aproveitar a oportunidade para passar a experiência para os colegas.

“Além de apresentar aos novos professores a robótica como um eixo educacional, o encontro serviu também para inserir novas tecnologias no cotidiano dos alunos, disse a coordenadora de Ações e Ensino da Orla”, Kadja Meireles.

Ela também salientou que “a robótica estimula, ainda mais, estudantes e professores, no desenvolvimento da criatividade e no trabalho em equipe”.

Para a professora de Educação Infantil, Iraildes Oliva, o uso da robótica no sistema de ensino possibilita a descoberta de vários caminhos para a construção e a socialização do conhecimento. “Tudo isso de forma lúdica”, observou.

A robótica educacional é parte dos sete eixos da política pedagógica de Camaçari, que inclui ainda informática, educação inclusiva, esporte, educação ambiental, arte educação e ciências experimentais.

Implantada nas escolas do Município em 2006, a robótica foi responsável pelo Prêmio Internacional de Inovação em Educação Tecnológica, concedido pela empresa Lego Education, em agosto de 2009, à Prefeitura de Camaçari.

O evento, que terminou na sexta-feira (20/08), aconteceu na sede da Coordenação de Ações e Ensino da Orla, na antiga Vaca Mecânica, em Arembepe.

O workshop foi ministrado por professores que passaram, anteriormente, por uma capacitação continuada da Lego Education.

Foto: Adeilson Carvalho

Workshop de robótica contemplou 80 professores -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.