Orla ganha sistema de monitoramento eletrônico

Iwwa Agência
Publicado 26/08/2008 08:08:13

A experiência bem sucedida da sede de Camaçari, onde foram instaladas câmeras de segurança em pontos de grande concentração de pessoas para reduzir a violência, será ampliada para a orla, região onde vivem aproximadamente 86 mil moradores e com grande atrativo turístico.

Os detalhes do projeto estão em definição, a exemplo dos locais onde serão colocados e o número de equipamentos. A indicação exata da localização e da quantidade aguardam análise da Polícia Militar, que trabalha em parceria com o Município.

A expectativa do sistema é monitorar as áreas mais movimentadas para reduzir a incidência da criminalidade. Como recebe grande número de visitantes, a implantação do sistema também reforça o turismo na região. A idéia é que seja montada uma central de monitoramento em um dos pontos da orla, o que garante a agilidade da ação policial.

Integram a orla de Camaçari as localidades de Catu de Abrantes (onde fica a praia de Busca Vida), Vila de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo (praia de Guarajuba) e Barra do Pojuca (praia de Itacimirim).

Com tecnologia de ponta, as câmeras de segurança são conectadas, 24 horas por dia, via rede sem fio e de alta velocidade, registrando até 900 metros de distância, podendo rodar até 360 graus na horizontal e 180 graus na vertical. Além disso, são resistentes a ventos, chuvas, raios solares e tentativa de depredação.

PIONERISMO
A idéia de ampliar para a orla o monitoramento de espaços públicos surgiu depois dos bons resultados acumulados na sede, onde funcionam, desde junho passado, 22 câmeras de vigilância. Também há monitoramento no Centro Comercial, onde estão instalados 24 equipamentos.

Camaçari é o primeiro município da Bahia e um dos poucos do Brasil a implantar um sistema desse porte. As imagens captadas são emitidas, em tempo real, para o 12º Batalhão da Polícia Militar, onde funciona a Central de Monitoramento. Ao perceber a ocorrência de delitos, os policiais que operam os computadores podem acionar viaturas e agentes, imediatamente.

A instalação dos equipamentos de vigilância reduziu furtos, assaltos e demais delitos na região onde foram instalados, garantindo mais proteção à população e agilidade aos profissionais da segurança pública. A aquisição, implantação e suporte às câmeras é projeto da Prefeitura, dentro do Plano Municipal de Segurança Pública.

Foto: Marina Silva

Camaçari é o primeiro da Bahia a implantar monitoramento -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.