Orla do Município é uma ótima opção de lazer

ASCOM BOT
Publicado 11/07/2008 01:07:42

Camaçari, além da riqueza industrial, oferece um litoral que permite amplas opções de entretenimento e lazer. No Município, turistas e moradores desfrutam da segunda maior faixa litorânea do Estado. São 42 quilômetros de praias, rios, riachos e lagoas, que vão desde Busca Vida, passa por Vila de Abrantes, seguida de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

As praias têm características próprias, com riquezas naturais e culturais peculiares, além de dispor de atividades, como mergulho, cavalgada, turismo rural, manguezais, prática de surf, trilhas, ecoturismo, e passeio de caiaque e barco nos rios. Atrativos como esses garantem a diversão dos visitantes que por elas passam.

SETE PARAÍSOS
Desfrutar dos sete paraísos presentes na orla de Camaçari, é o que qualquer amante da natureza pode desejar. Busca Vida, conhecida por ser o maior local de desova das tartarugas no Brasil, tem praia de águas calmas, perfeita para o banho, passeios de barco e camping.

Passar em Abrantes, vila jesuítica que deu origem a Camaçari, e não fazer uma cavalgada na trilha dos Tropeiros, em meio à mata atlântica, é certeza de arrependimento.

Composta por quatro praias, que vai do Japonês a Praia do Grilo, Jauá ocupa 2,5 quilômetros de litoral e conta com infra-estrutura repleta de barracas que oferecem petiscos, almoços e bebidas para diversos gostos. As piscinas naturais fazem à alegria da criançada e propicia o lazer em família. Naufrágios do século 19 e paredões de até 16 metros de corais estimulam a prática do mergulho.

Outros atrativos são as dunas de Jauá, que fazem parte da área de proteção ambiental do Parque das Dunas de Abrantes. No local, é praticado o sandboard, esporte que usa uma prancha que pode variar de 1,20 a 1,70 metros de comprimento, feita de madeira ou de fibra. Sobre as dunas, é possível assistir ao nascer e ao pôr-do-sol com uma visão panorâmica de toda a orla do local.

Arembepe, reconhecida por abrigar a aldeia hippie mais famosa do Brasil, por onde passou personalidades como Janis Joplin e Mick Jagger, dispõe de recifes que formam piscinas naturais de águas cristalinas na praia de Piruí.

Já para quem gosta de surf, a melhor opção é a praia das Ondas. Arembepe também abriga o Projeto Tamar, uma das mais importantes iniciativas de proteção a tartarugas marinhas que pode ser visitado por turistas.

A natureza oferece presentes maravilhosos, um deles é o encontro do rio com o mar, em Barra do Jacuípe, que encanta quem visita o lugar. Coqueirais, dunas e arrecifes completam o cenário paradisíaco.
Jacuípe é um lugar para quem quer tranqüilidade e gosta de esporte.

A prática da pesca é muito comum nas águas do rio. Há ainda a opção de alugar caiaque ou canoa no porto e dar um passeio até os bancos de areia, que se formam na maré baixa. Ou ainda fazer algo mais radical, como praticar surf e passear de jet-sky.

Lugar ideal para quem gosta de conforto e turismo familiar é Guarajuba, que tem uma infra-estrutura de dar inveja a qualquer outra região turística, repleta de pousadas, hotéis e um grande resort, sem contar as ciclovias, praças, lanchonetes e ruas arborizadas.

O sétimo paraíso de Camaçari é Itacimirim, que tem o privilégio de ser banhada pelo mar e desfrutar das águas do rio Pojuca. O local é ideal para a prática do kite surf, uma mistura de surf, windsurf e wakeboard. A praia da Espera também é uma excelente alternativa para a prática do surf.

Com águas claras e temperatura média de 26 graus de temperatura, a costa do Município permite um programa especial para quem curte mergulho ou tem vontade de praticar esporte.

Os recifes de corais, com vegetações exuberantes e embarcações naufragadas, tornam a localidade ainda mais atraente para os visitantes. Cada um dos destinos dos Sete Paraísos traz um encantamento, mas todos têm a tradição de receber bem o visitante.

Foto: Marina Silva

Camaçari possui a segunda maior faixa de praia da Bahia -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público transexual

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público trans...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.