Orla do Município é uma ótima opção de lazer

Iwwa Agência
Publicado 11/07/2008 01:07:42

Camaçari, além da riqueza industrial, oferece um litoral que permite amplas opções de entretenimento e lazer. No Município, turistas e moradores desfrutam da segunda maior faixa litorânea do Estado. São 42 quilômetros de praias, rios, riachos e lagoas, que vão desde Busca Vida, passa por Vila de Abrantes, seguida de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

As praias têm características próprias, com riquezas naturais e culturais peculiares, além de dispor de atividades, como mergulho, cavalgada, turismo rural, manguezais, prática de surf, trilhas, ecoturismo, e passeio de caiaque e barco nos rios. Atrativos como esses garantem a diversão dos visitantes que por elas passam.

SETE PARAÍSOS
Desfrutar dos sete paraísos presentes na orla de Camaçari, é o que qualquer amante da natureza pode desejar. Busca Vida, conhecida por ser o maior local de desova das tartarugas no Brasil, tem praia de águas calmas, perfeita para o banho, passeios de barco e camping.

Passar em Abrantes, vila jesuítica que deu origem a Camaçari, e não fazer uma cavalgada na trilha dos Tropeiros, em meio à mata atlântica, é certeza de arrependimento.

Composta por quatro praias, que vai do Japonês a Praia do Grilo, Jauá ocupa 2,5 quilômetros de litoral e conta com infra-estrutura repleta de barracas que oferecem petiscos, almoços e bebidas para diversos gostos. As piscinas naturais fazem à alegria da criançada e propicia o lazer em família. Naufrágios do século 19 e paredões de até 16 metros de corais estimulam a prática do mergulho.

Outros atrativos são as dunas de Jauá, que fazem parte da área de proteção ambiental do Parque das Dunas de Abrantes. No local, é praticado o sandboard, esporte que usa uma prancha que pode variar de 1,20 a 1,70 metros de comprimento, feita de madeira ou de fibra. Sobre as dunas, é possível assistir ao nascer e ao pôr-do-sol com uma visão panorâmica de toda a orla do local.

Arembepe, reconhecida por abrigar a aldeia hippie mais famosa do Brasil, por onde passou personalidades como Janis Joplin e Mick Jagger, dispõe de recifes que formam piscinas naturais de águas cristalinas na praia de Piruí.

Já para quem gosta de surf, a melhor opção é a praia das Ondas. Arembepe também abriga o Projeto Tamar, uma das mais importantes iniciativas de proteção a tartarugas marinhas que pode ser visitado por turistas.

A natureza oferece presentes maravilhosos, um deles é o encontro do rio com o mar, em Barra do Jacuípe, que encanta quem visita o lugar. Coqueirais, dunas e arrecifes completam o cenário paradisíaco.
Jacuípe é um lugar para quem quer tranqüilidade e gosta de esporte.

A prática da pesca é muito comum nas águas do rio. Há ainda a opção de alugar caiaque ou canoa no porto e dar um passeio até os bancos de areia, que se formam na maré baixa. Ou ainda fazer algo mais radical, como praticar surf e passear de jet-sky.

Lugar ideal para quem gosta de conforto e turismo familiar é Guarajuba, que tem uma infra-estrutura de dar inveja a qualquer outra região turística, repleta de pousadas, hotéis e um grande resort, sem contar as ciclovias, praças, lanchonetes e ruas arborizadas.

O sétimo paraíso de Camaçari é Itacimirim, que tem o privilégio de ser banhada pelo mar e desfrutar das águas do rio Pojuca. O local é ideal para a prática do kite surf, uma mistura de surf, windsurf e wakeboard. A praia da Espera também é uma excelente alternativa para a prática do surf.

Com águas claras e temperatura média de 26 graus de temperatura, a costa do Município permite um programa especial para quem curte mergulho ou tem vontade de praticar esporte.

Os recifes de corais, com vegetações exuberantes e embarcações naufragadas, tornam a localidade ainda mais atraente para os visitantes. Cada um dos destinos dos Sete Paraísos traz um encantamento, mas todos têm a tradição de receber bem o visitante.

Foto: Marina Silva

Camaçari possui a segunda maior faixa de praia da Bahia -

Mais Notícias

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta quinta (20)

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta qui...

90 gestores participam de formação de utilização do Google Workspace

90 gestores participam de formação de utilização do Google Workspace

Com e-SUS indisponível Boletim Epidemiológico desta quinta (20) não será divulgado

Com e-SUS indisponível Boletim Epidemiológico desta quinta (20) não...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.