Órgão precisa de doadores

Iwwa Agência
Publicado 21/01/2011 04:01:22

Com a chegada da alta estação, o número de bolsas de sangue no estoque do Banco de Sangue tende a cair. No intuito de aumentar o estoque no período, o órgão pede o apoio da comunidade.

De acordo com a direção do Banco, a necessidade maior é dos sangues A positivo, que está escasso, e os tipos O, A, B e AB negativo, que são considerados os mais raros. O tipo O negativo é ainda mais necessário, por ser doador universal.

Os interessados em fazer a doação devem comparecer ao Banco, situado ao lado do Hospital Geral de Camaçari, na Avenida Jorge Amado s/n, Jardim Limoeiro. O atendimento para coleta é das 8h às 12h e das 13h às 16h30, nas segundas, terças e quintas-feiras, e das 8h às 12h, nas quartas e sextas-feiras.

Para oferecer maior comodidade e diminuir o tempo de espera, o Banco de Sangue implantou o serviço de agendamento. Os doadores podem ligar e marcar o dia e horário para coleta pelo telefone 3644-4252.

Para doar sangue, a pessoa deve levar o documento de identidade, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido bem à noite e não estar em jejum. O ideal é comer alimentos leves e não gordurosos. Não é possível fazer a doação se estiver com febre, gripe ou resfriado.

O procedimento para doação é simples. Depois de cadastrado, a pessoa passa por uma triagem com entrevista e exame clínico. Se estiver apto, o voluntário realiza um teste de anemia e, estando tudo normal, doa o sangue.

Foto: Agnaldo Silva

Processo para doação de sangue é simples e seguro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.