Ordenado primeiro diácono da Diocese

Iwwa Agência
Publicado 10/03/2012 05:03:07

Alegria e fé marcaram o primeiro Rito de Ordenamento Diaconal da Diocese de Camaçari, realizado na Catedral São Thomaz de Cantuária. A cerimônia aconteceu na manhã deste sábado (10/03), por volta das 9h.

O secretário da Serin (Secretaria de Relações Institucionais), Ademar Delgado, que representou o prefeito Luiz Caetano, destacou a atuação da Igreja Católica no Município. “Trabalhos de evangelização são muito importantes para a comunidade”, afirmou.

Centenas de fiéis, padres, sacerdotes, religiosos de várias paróquias contempladas pela Diocese, a exemplo de Madre de Deus e Dias D’Ávila, além de familiares, compareceram para prestigiar e parabenizar o ex-seminarista, natural de Simões Filho, e agora diácono transitório, Rogério Rosa, 30 anos. “Este momento é de muita realização, pois reafirma a minha vocação de servir a Deus e ao próximo”, declarou.

De acordo com o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, que conduziu o ritual, o ordenamento é considerado um milagre, “pois é o momento da escolha do homem que atende ao chamado de Deus, deixando outras possibilidades de vida, seguindo a Cristo e exercitando o sentindo literal da palavra diácono, que quer dizer aquele que serve, explicou.

O Sacramento do Ordenamento Católico é formado por três graus, Diaconato, Presbiterato e Episcopado. A primeira fase consiste na consagração do seminarista como diácono.

Para se tornar padre, o então diácono passa pelo estágio diaconal, com tempo mínimo de seis meses em uma paróquia designada pelo bispo.  E, por fim, para assumir o cargo de bispo, o padre deve ser indicado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sujeito a aprovação do Papa Bento XVI, maior autoridade hierárquica do Catolicismo.

 TRAJETÓRIA

Nascido na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, e pertencente a Diocese de Camaçari, o diácono  Rogério Rosa segue a vida religiosa desde os 13 anos.

Durante a sua trajetória vocacional, o então diácono se preparou por aproximadamente sete anos, passando por alguns seminários, a exemplo do São João Maria Vianney, situado no bairro da Federação, em Salvador.

Em Camaçari, o religioso desenvolveu trabalhos pastorais nas paróquias São Francisco de Assis e São Tomé, nas comunidades do bairro do Natal e Gleba E, respectivamente.

A partir de agora, o diácono Rogério Rosa servirá a paróquia de São Roque, na cidade de Terra Nova, também inserida na Diocese de Camaçari e comandada pelo Vigário Geral Osmar Júnior. O diácono continuará prestando serviços eclesiásticos, além de promover atividades de auxílio ao bispo Dom João Carlos Petrini.

A previsão é de que o diácono Rogério Rosa seja ordenado padre até o final deste ano.

Slideshow | 3 fotos

Ordenado primeiro diácono da Diocese

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.