Ordenado primeiro diácono da Diocese

Iwwa Agência
Publicado 10/03/2012 05:03:07

Alegria e fé marcaram o primeiro Rito de Ordenamento Diaconal da Diocese de Camaçari, realizado na Catedral São Thomaz de Cantuária. A cerimônia aconteceu na manhã deste sábado (10/03), por volta das 9h.

O secretário da Serin (Secretaria de Relações Institucionais), Ademar Delgado, que representou o prefeito Luiz Caetano, destacou a atuação da Igreja Católica no Município. “Trabalhos de evangelização são muito importantes para a comunidade”, afirmou.

Centenas de fiéis, padres, sacerdotes, religiosos de várias paróquias contempladas pela Diocese, a exemplo de Madre de Deus e Dias D’Ávila, além de familiares, compareceram para prestigiar e parabenizar o ex-seminarista, natural de Simões Filho, e agora diácono transitório, Rogério Rosa, 30 anos. “Este momento é de muita realização, pois reafirma a minha vocação de servir a Deus e ao próximo”, declarou.

De acordo com o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, que conduziu o ritual, o ordenamento é considerado um milagre, “pois é o momento da escolha do homem que atende ao chamado de Deus, deixando outras possibilidades de vida, seguindo a Cristo e exercitando o sentindo literal da palavra diácono, que quer dizer aquele que serve, explicou.

O Sacramento do Ordenamento Católico é formado por três graus, Diaconato, Presbiterato e Episcopado. A primeira fase consiste na consagração do seminarista como diácono.

Para se tornar padre, o então diácono passa pelo estágio diaconal, com tempo mínimo de seis meses em uma paróquia designada pelo bispo.  E, por fim, para assumir o cargo de bispo, o padre deve ser indicado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sujeito a aprovação do Papa Bento XVI, maior autoridade hierárquica do Catolicismo.

 TRAJETÓRIA

Nascido na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, e pertencente a Diocese de Camaçari, o diácono  Rogério Rosa segue a vida religiosa desde os 13 anos.

Durante a sua trajetória vocacional, o então diácono se preparou por aproximadamente sete anos, passando por alguns seminários, a exemplo do São João Maria Vianney, situado no bairro da Federação, em Salvador.

Em Camaçari, o religioso desenvolveu trabalhos pastorais nas paróquias São Francisco de Assis e São Tomé, nas comunidades do bairro do Natal e Gleba E, respectivamente.

A partir de agora, o diácono Rogério Rosa servirá a paróquia de São Roque, na cidade de Terra Nova, também inserida na Diocese de Camaçari e comandada pelo Vigário Geral Osmar Júnior. O diácono continuará prestando serviços eclesiásticos, além de promover atividades de auxílio ao bispo Dom João Carlos Petrini.

A previsão é de que o diácono Rogério Rosa seja ordenado padre até o final deste ano.

Slideshow | 3 fotos

Ordenado primeiro diácono da Diocese

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.