Começa nesta sexta-feira (21/08), às 18h, na escola Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes, orla de Camaçari, o primeiro ciclo de debates do Orçamento Participativo (OP), sobre segurança pública.
Além de ampliar o diálogo entre a população e setores ligados a segurança, dos governos estadual e municipal, as reuniões vão indicar propostas para o enfrentamento à violência e a criminalidade no Município.
De acordo com coordenador do OP, Raimundo Diácono, a finalidade é buscar uma política permanente de segurança para a cidade. As propostas serão apresentadas no dia 3 de outubro, no 1º Seminário de Segurança Pública, que será realizado na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
Até o dia 3 de outubro, o tema segurança fará parte do ciclo de debates que prosseguem, uma vez por semana, em diversas localidades do Município.
PROGRAMAÇÃO
Os moradores do bairro Gleba E debatem o tema no próximo dia 28, na Associação de Moradores. No dia 3 de setembro é a vez da população de Monte Gordo debater sobre segurança.
No dia 11, as discussões acontecem na comunidade de Parafuso, na Escola Municipal Eustáquio. Seguindo a programação, a população de Arembepe se reúne no dia 18, em local ainda a confirmar, e os moradores do bairro Gleba B, na Escola Municipal Maria José de Matos, no dia 25.
INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO
Implantado no ano de 2005, o OP é um importante instrumento de governo que possibilita a população do Município decidir, juntamente com a Prefeitura, como serão aplicados os recursos municipais.
O Orçamento Participativo conta com assembléias abertas e periódicas, além de diversas etapas de negociação diretamente com o governo. Mais de 30 mil pessoas já participaram das assembléias do OP.

O OP é um dos mais eficazes foruns de debates municipais -