OP reinicia assembleias nesta terça-feira

Iwwa Agência
Publicado 31/03/2009 11:03:41

Dando prosseguimento a programação da primeira etapa que vai até maio, o Orçamento Participativo (OP) promove mais duas assembleias esta semana.

A primeira acontece nesta quarta-feira (01/04), às 19h, na Escola Municipal Parque das Mangabas, e a segunda na quinta-feira (02/04), no mesmo horário, na Escola Municipal de Machadinho.

A reunião desta terça-feira (01/04), envolve a região 9 composta pelos bairros Jardim Limoeiro, Parque das Palmeiras, Parque das Mangabas, Vila Remanescente e Monte Negro.

No encontro de quinta (02/04), as discussões serão com os integrantes da região 10, de Machadinho, Capivara, Serra Verde, Jóia do Rio e Jorrinho.

Segundo o coordenador do OP, Raimundo Diácomo, até agora foram realizadas nove reuniões e eleitos mais de 100 delegados. Para ele, a grande novidade é a presença dos presidentes das associações de bairro como delegados. “Antes eles faziam oposição ao governo e agora estão buscando a parceria, amadurecendo as propostas junto à comunidade”.

De acordo com Raimundo, nas assembléias estão sendo retomadas as pautas anteriores, com as reivindicações antigas em torno da saúde, infra-estrutura e educação, a exemplo da conclusão de obras que estão paradas e construção de praças e espaços de lazer.

O Orçamento Participativo é um importante mecanismo utilizado pelo governo para que a população possa contribuir com a administração pública decidindo, junto com a Prefeitura, como as verbas públicas serão aplicadas.

A segunda etapa, que acontece de julho a setembro, prevê a prestação de contas da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a eleição de novos conselheiros.

HISTÓRICO
Desde a implantação em 2005, o Orçamento Participativo tem apresentado resultados positivos, a exemplo das obras de esgotamento sanitário, pavimentação de ruas, revitalização do Morro da Manteiga, construção de escolas e praças. As reivindicações foram feitas pela população nas assembléias e atendidas pelo Governo.

Durante este tempo, o OP já reuniu mais de 30 mil pessoas, e elegeu cerca de dois mil delegados na sede, orla e zona rural de Camaçari. Atualmente existem 485 delegados, 120 conselheiros sendo 60 titulares e 60 suplentes, além de membros da administração.

Foto: Agnaldo Silva

Mais de 30 mil pessoas já participaram das assembleias -

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.