OP 2009 entra na fase das assembleias temáticas

Iwwa Agência
Publicado 12/05/2009 07:05:49

As assembleias temáticas do Orçamento Participativo (OP) começam nesta quarta-feira (13/05), às 19h, na Casa do Trabalho. Os assuntos debatidos serão ligados à cultura, esporte e lazer.

Na quinta-feira (14/05) acontece mais uma reunião temática. Membros da comunidade e secretarias municipais da Habitação (Sehab), Desenvolvimento Social (Sedes) e da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom) discutem propostas para a área social e de habitação de Camaçari.

Até o dia 27 de maio, acontecem seis assembleias temáticas.

As questões relacionadas ao desenvolvimento urbano, educação e desenvolvimento econômico do Município serão debatidas nos dias 19, 20 e 21 deste mês.

Já as reuniões do Orçamento Participativo para tratar das demandas da saúde acontecem dia 27. A partir deste ano, as propostas do OP vão contribuir para a montagem do Plano Plurianual (PPA).

A próxima fase do Orçamento Participativo será realizada entre os meses de julho e setembro e prevê a prestação de contas das demandas incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), mais a eleição dos novos conselheiros.

O conselho do OP é composto por 116 pessoas – 58 titulares e 58 suplentes -, membros da sociedade civil sem vínculo com o poder público municipal.

Desde o início dos debates do OP, no dia 10 de março, foram realizadas 23 assembleias regionais, com a eleição de mais de 400 delegados e a participação de, aproximadamente, 3.500 pessoas.

Para contemplar toda população, o Município foi dividido em 23 regiões, que abrange 96 bairros.

Para o coordenador do programa, Raimundo Diácono, o Orçamento Participativo é um importante mecanismo utilizado pelo governo para que a população possa contribuir com a administração municipal decidindo, junto a Prefeitura, como serão aplicadas as verbas públicas.

Os encontros debatem cultura, esporte, lazer, desenvolvimento social, habitação, desenvolvimento urbano, educação, desenvolvimento econômico industrial, comércio, saúde, agricultura, pesca e turismo.

A proposta do OP é identificar e buscar melhorias como construção de posto médico, pavimentação, escolas estaduais, obras de saneamento, infraestrutura e realização de cursos profissionalizantes.

Criado em 2005, o Orçamento Participativo já reuniu mais de 30 mil pessoas, da sede, orla e zona rural, sendo um importante mecanismo do governo que permite a população ajudar sobre a aplicação das verbas públicas.

Foto: Agnaldo Silva

Programa ajuda Município a definir obras com comunidade -

Mais Notícias

Encerramento da exposição

Encerramento da exposição "Mulheres - histórias cotidianas" homenag...

Sedur lança novo programa de educação ambiental em Arembepe

Sedur lança novo programa de educação ambiental em Arembepe

Sedes abre novas inscrições para cursos do Projeto Qualifica Camaçari

Sedes abre novas inscrições para cursos do Projeto Qualifica Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us