O Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) iniciou, nesta quinta-feira (16/08), o atendimento na área de oncologia pediátrica. A implantação da nova especialidade na rede de serviços oferecida pela Sesau (Secretaria da Saúde) facilita ainda mais a vida dos usuários do SUS no Município, que antes precisavam se deslocar para outras cidades para receber esse tipo de atendimento.
De acordo com a coordenadora do Ceonc, a enfermeira Luciana Jaqueline, os atendimentos acontecem há um mês de forma experimental. “Durante este período, constatamos que a implantação da nova especialidade médica é um avanço significativo para os pacientes e, acima de tudo, mais uma conquista para a rede de saúde de Camaçari”, ressaltou.
Para ser atendido, o paciente e o responsável devem comparecer ao Ceonc, às quartas-feiras, das 8h e às 13h, para receber o acolhimento e orientação, realizados por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Na ocasião, é necessário apresentar os documentos pessoais do paciente e exames nos quais a enfermidade foi detectada. A partir daí, é agendada a consulta, que acontece às terças-feiras, das 13h às 17h, e às quintas-feiras, das 8h às 17h.
No Centro são realizadas consultas eletivas, com avaliação médica e encaminhamento para exames. Caso exista a necessidade de realização de tratamento de alta complexidade, a exemplo de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, o paciente será direcionado para a rede conveniada do Município.
O Ceonc é referência em atendimento às pessoas com câncer no Município e oferece serviços médicos com assistência voltada ao adulto nas especialidades de mastologia, ginecologia e urologia.
A previsão é de que até o final do ano a unidade ofereça exames de biopsia, guiada por ultrassonografia, e pulsão da mama para detecção do câncer mamário. Além disso, está previsto a implantação de um centro de referência para tratamento de fumantes.
O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) e está localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à rodoviária, no Centro.

Atendimento na área de oncologia pediátrica -