Oncologia pediátrica é implantada

Iwwa Agência
Publicado 16/08/2012 09:08:08

O Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) iniciou, nesta quinta-feira (16/08), o atendimento na área de oncologia pediátrica. A implantação da nova especialidade na rede de serviços oferecida pela Sesau (Secretaria da Saúde) facilita ainda mais a vida dos usuários do SUS no Município, que antes precisavam se deslocar para outras cidades para receber esse tipo de atendimento.

De acordo com a coordenadora do Ceonc, a enfermeira Luciana Jaqueline, os atendimentos acontecem há um mês de forma experimental.  “Durante este período, constatamos que a implantação da nova especialidade médica é um avanço significativo para os pacientes e, acima de tudo, mais uma conquista para a rede de saúde de Camaçari”, ressaltou.

Para ser atendido, o paciente e o responsável devem comparecer ao Ceonc, às quartas-feiras, das 8h e às 13h, para receber o acolhimento e orientação, realizados por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Na ocasião, é necessário apresentar os documentos pessoais do paciente e exames nos quais a enfermidade foi detectada. A partir daí, é agendada a consulta, que acontece às terças-feiras, das 13h às 17h, e às quintas-feiras, das 8h às 17h.

No Centro são realizadas consultas eletivas, com avaliação médica e encaminhamento para exames. Caso exista a necessidade de realização de tratamento de alta complexidade, a exemplo de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, o paciente será direcionado para a rede conveniada do Município.

O Ceonc é referência em atendimento às pessoas com câncer no Município e oferece serviços médicos com assistência voltada ao adulto nas especialidades de mastologia, ginecologia e urologia.

A previsão é de que até o final do ano a unidade ofereça exames de biopsia, guiada por ultrassonografia, e pulsão da mama para detecção do câncer mamário. Além disso, está previsto a implantação de um centro de referência para tratamento de fumantes.

O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) e está localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à rodoviária, no Centro.

 

Foto: Agnaldo Silva

Atendimento na área de oncologia pediátrica -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.