Olimpíadas de Matemática movimenta Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 26/08/2008 02:08:08

Estudantes da sede e orla de Camaçari fizeram nesta terça-feira (26/08), as provas da primeira fase da 4ª Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a avaliação teve a participação de alunos do ensino fundamental 2 e médio das redes estadual, municipal e particular de todo o Brasil.

A finalidade das Olimpíadas é estimular o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, a fim de identificar os que têm o melhor potencial.

Segundo o coordenador de Matemática da Secretaria de Educação (Seduc), Fernando Eliel de Lima, a prova teve 20 questões de múltipla escolha, com o mesmo rigor adotado no vestibular, com hora marcada para começar e terminar.

Jacicléia Santos e Silva, 14 anos, aluna da 7ª série da Escola Professora Laurita Souza Ribeiro, foi uma das primeiras a terminar o exame no turno da tarde. Ela disse que a prova estava razoável, com questões difíceis e fáceis, mas mesmo assim espera passar.

Para Jessé Alves dos Santos, 13 anos, do Colégio São Tomaz de Cantuária, as questões foram difíceis. Ele demorou duas horas e meia para responder tudo e estava ansioso para ter acesso ao gabarito.

As respostas das provas serão divulgadas a partir desta quarta-feira (27/08). A correção será feita na própria escola por professores de Matemática ou pela coordenação. A relação dos classificados na primeira fase e local de prova da segunda etapa serão divulgados no dia 15 de outubro.

Do total de inscritos, apenas os 5% de cada nível que apresentarem o melhor desempenho nas provas se classificam para a segunda fase, prevista para acontecer no dia 8 de novembro, na etapa estadual.

De acordo com Eliel de Lima, os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, mas o prêmio principal será uma bolsa de incentivo à pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do MEC, aos 300 primeiros colocados em todo o Brasil, 100 por segmento. O resultado final das Olimpíadas será apresentado em fevereiro de 2009.

Foto: Marina Silva

Classificados serão conhecidos dia 15 de outubro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.