Olimpíadas de Matemática movimenta Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 26/08/2008 02:08:08

Estudantes da sede e orla de Camaçari fizeram nesta terça-feira (26/08), as provas da primeira fase da 4ª Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a avaliação teve a participação de alunos do ensino fundamental 2 e médio das redes estadual, municipal e particular de todo o Brasil.

A finalidade das Olimpíadas é estimular o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, a fim de identificar os que têm o melhor potencial.

Segundo o coordenador de Matemática da Secretaria de Educação (Seduc), Fernando Eliel de Lima, a prova teve 20 questões de múltipla escolha, com o mesmo rigor adotado no vestibular, com hora marcada para começar e terminar.

Jacicléia Santos e Silva, 14 anos, aluna da 7ª série da Escola Professora Laurita Souza Ribeiro, foi uma das primeiras a terminar o exame no turno da tarde. Ela disse que a prova estava razoável, com questões difíceis e fáceis, mas mesmo assim espera passar.

Para Jessé Alves dos Santos, 13 anos, do Colégio São Tomaz de Cantuária, as questões foram difíceis. Ele demorou duas horas e meia para responder tudo e estava ansioso para ter acesso ao gabarito.

As respostas das provas serão divulgadas a partir desta quarta-feira (27/08). A correção será feita na própria escola por professores de Matemática ou pela coordenação. A relação dos classificados na primeira fase e local de prova da segunda etapa serão divulgados no dia 15 de outubro.

Do total de inscritos, apenas os 5% de cada nível que apresentarem o melhor desempenho nas provas se classificam para a segunda fase, prevista para acontecer no dia 8 de novembro, na etapa estadual.

De acordo com Eliel de Lima, os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, mas o prêmio principal será uma bolsa de incentivo à pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do MEC, aos 300 primeiros colocados em todo o Brasil, 100 por segmento. O resultado final das Olimpíadas será apresentado em fevereiro de 2009.

Foto: Marina Silva

Classificados serão conhecidos dia 15 de outubro -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.