Camaçari participa da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. Na primeira fase, foram aprovados 822 alunos de 25 escolas do Município, sendo 17 da sede e oito da orla.
A segunda etapa acontece sábado (8/11) às 13h30, nas escolas José de Freitas Mascarenhas, na sede, Elisa Dias, em Vila de Abrantes e Amélia Rodrigues, em Monte Gordo.
Os melhores alunos da segunda fase, além de terem a chance de ganhar medalhas, prêmios, certificados e bolsas de Iniciação Científica Júnior, podem premiar as escolas, professores e os Municípios. A Olimpíada tem o objetivo de estimular e divulgar o conhecimento e o interesse pela matemática, assim como descobrir novos talentos na área.
Segundo a Secretaria da Educação (Seduc), a experiência é muito importante para os estudantes porque mostra que muitos melhoram o desempenho na escola. Outro resultado é a possibilidade da criação de novos vínculos com o colégio e a mudança de atitude com relação à matemática.
Com a iniciativa, o aluno sai da rotina da sala de aula e aumenta a confiança e a estima, na medida em que desenvolve a capacidade de resolução dos problemas. A divulgação do resultado sai em fevereiro de 2009.
Camaçari sempre teve destaque nas Olimpíadas. Em 2006, a estudante Uila Santos Lima, da escola Ilay Garcia Ellery, recebeu medalha de prata, nível 2 (de 5ª a 8ª série) e uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (CNPq). Outros 16 alunos receberam menção honrosa de participação em 2005, 2006 e 2007.