O Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) realiza diversas atividades em instituições de ensino do Município, com o objetivo de discutir temáticas do cotidiano dos estudantes, a exemplo de questões ligadas à violência e família. As oficinas, ministradas por uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, acontecem durante todo o ano letivo.
Na segunda-feira (23/07), a iniciativa contemplou os alunos da Escola Municipal Sônia Regina, com a promoção de um encontro entre os estudantes do ensino fundamental II. Na ocasião, foram abordados temas relacionados à violência.
Nesta terça-feira (24/07), a atividade será realizada na Escola Virginia Reis e atende aos alunos da educação infantil, que vão receber orientações sobre a paz na escola, através de dinâmicas e atividades lúdicas.
Para a próxima semana, está programado um colóquio com os estudantes da EJA (Educação para Jovens e Adultos), também na Escola Virgínia Reis. O evento, que aborda temáticas de combate à violência, acontece na segunda-feira (30), às 19h, e será mediado por uma pedagoga e um psicólogo.
O trabalho realizado em parceria com as escolas foi intensificado esse ano, a partir da implantação da Campanha de Combate à Violência nas Escolas. O reforço das ações prioriza as instituições de ensino que possuem maior índice de violência.
Além das atividades externas, o Creas realiza encontros mensais, na própria sede, com as famílias atendidas pelo Centro. Normalmente, a temática abordada é sugerida pelas próprias famílias e contempla situações do cotidiano, como violência, conflitos entre pais e filhos, questões de saúde, entre outros. O próximo encontro do Creas será realizado no dia 07 de agosto.
O Creas fica localizado na rua 2 de Julho, s/n, no bairro Dois de Julho e oferece orientação e acompanhamento a indivíduos ou famílias em situação de risco ou violência.

Oficina contempla estudantes da escola Sônia Regina -