Oficina reforça prevenção ao HIV e a sífilis

Iwwa Agência
Publicado 23/09/2008 09:09:31

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari realiza nesta quarta-feira (24/09), a oficina de transmissão vertical do HIV e sífilis para os profissionais de saúde da rede básica e maternidade.

Realizado pela Sesau, através do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), o evento acontece no auditório 2 da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, das 8h30 às 16h.

A oficina tem por objetivo capacitar os profissionais quanto ao tratamento e prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis ainda na gestação, quando passa de mãe para filho, um grande desafio da saúde que necessita de políticas públicas de combate.

A estimativa é atender 40 pessoas entre médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos dos postos de saúde da família, unidades básicas e do Hospital Geral de Camaçari.

O evento começa às 8h30 com credenciamento e cerimônia de abertura. Na seqüência, o farmacêutico Lucas Ferreira ministra palestra sobre o Projeto Nascer. Em seguida, acontece a explanação da médica Mirian Paiva a respeito dos aspectos emocionais no diagnóstico do HIV na gestação.

A partir das 14h, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Aline Santos, fala sobre Epidemiologia da transmissão vertical no Brasil, Bahia e Camaçari. A última apresentação do dia fica por conta do médico Alessandro Tavares, com o tema Tratamento da gestante e prevenção da transmissão vertical do HIV/Sífilis.

PROJETO NASCER

Em 2002, o Ministério da Saúde criou o Projeto Nascer – Maternidades, com o objetivo de reduzir a transmissão vertical do HIV e a mortalidade associada à sífilis congênita, através de ações no atendimento a parturiente e ao recém-nascido.

Atualmente, o projeto está sendo expandido para que todas as maternidades do país tenham condições de atender a gestante portadora das doenças, bem como o recém-nascido, além da ampliação do diagnóstico e atenção à mulher durante o pré-natal.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.