Trabalhar a questão ambiental, através de práticas de reaproveitamento do lixo e de produção de materiais recicláveis que remetam a uma funcionalidade tecnológica. Esta é a proposta da Oficina de Artesanato Científico, realizada na manhã desta sexta-feira (20/07), no auditório do Museu de Ciência e Tecnologia da Cidade do Saber.
Cerca de 40 alunos participaram da oficina que teve início com a exibição de um vídeo sobre Ciência e Tecnologia, com noções básicas de reaproveitamento do lixo. Em seguida, o educador ambiental da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Marcos Dias, ensinou aos participantes como produzir brinquedos, a partir de materiais recicláveis, como garrafas peti e frascos de amaciante e de shampoo. O material produzido será exposto no Memorial do Polo Industrial de Camaçari que fica ao lado do museu.
Para o estudante do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Edvaldo Boa Ventura, Henrique Anjos, 13 anos, a oficina é interessante, porque, além de reciclar o lixo e preservar o meio ambiente, permite sair da rotina da sala de aula.
A estudante Késia Sandrine, 13 anos, pretende passar adiante os ensinamentos que obteve na oficina e contribuir para o processo de separação do lixo. “É importante reforçar a conscientização ambiental e a separação do lixo doméstico é um grande passo para a preservação do meio ambiente”.
A oficina de Artesanato Científico integra a metodologia de promoção e democratização do acesso à cultura científica, desenvolvida pelo Museu de Ciência e Tecnologia, o Unica (Universo da Criança e do Adolescente). A iniciativa é realizada mensalmente e a cada mês é abordado um tema diferente, que desperta a curiosidade e o interesse das pessoas.
O Museu de Ciência e Tecnologia funciona no segundo andar do prédio de Educação da Cidade do Saber. O espaço, que ocupa uma área de 300 metros quadrados, traz cerca de 40 experimentos diferentes e é dividido em três alas, Eletricidade e Magnetismo, Óptica e Ondas e Mecânica e Energia.