Oficina debate risco de contaminação da equipe de saúde

Iwwa Agência
Publicado 21/10/2009 02:10:21

Os riscos de infecção pela exposição a materiais biológicos como sangue, excretas, secreções, líquido aminiótico, entre outros, foram discutidos quarta-feira (21/10), entre os profissionais de saúde.

O encontro, na Cidade do Saber, faz parte da Oficina de Elaboração do Protocolo Municipal de Exposição Ocupacional à Material Biológico.

O objetivo da Secretaria da Saúde (Sesau), responsável pelo evento, é garantir atendimento imediato ao trabalhador e prevenir situações de risco.

A proposta é de que os Pronto-Atendimentos (PAs) sejam equipados para realização do Teste Rápido Diagnóstico no paciente e atendimento inicial ao profissional acidentado. Além disso, as equipes também devem ser capacitadas para tratar os casos.

Atualmente, o serviço é feito no Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres) e Unidades Básicas (UBS), nos dias de semana, ou encaminhados para Salvador, aos sábados e domingos. “O ideal é que o exame seja realizado no PA, porque as unidades funcionam 24 horas.

A medida também centraliza o serviço no Município, agiliza o atendimento, poupa os envolvidos e reduz os gastos públicos”, afirma a coordenadora municipal do Programa DST/Aids, Maria Luiza Castro.

A oficina é resultado do Seminário de Sensibilização sobre o Protocolo Municipal de Exposição Ocupacional à Material Biológico, realizado ano passado. “A discussão de hoje é mais uma segurança para o trabalhador. Profissionais como eu, que trabalham com pacientes portadores de HIV/Aids, têm muito a ganhar”, opina a técnica de enfermagem do Cres, Luciene Ferreira da Silva.

Durante a Oficina foi disponibilizada vacina contra hepatite B e gripe. A promoção é do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Programa DST/Aids.

Slideshow | 2 fotos

Oficina debate risco de contaminação da equipe de saúde

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.