Oficina de reciclagem ajuda pacientes

Iwwa Agência
Publicado 11/04/2012 03:04:57

O projeto RecicloTerapia, realizado com pacientes do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), teve início nesta quarta-feira (11/04). A iniciativa, uma parceria com a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), tem como finalidade inserir a reciclagem como atividade de terapia social, além de produzir material para a mostra que acontece no dia 10 de maio, em homenagem ao Dia das Mães.

De acordo com a psicóloga do Ceonc, Agda Santana, a oficina de reciclagem faz parte de uma série de atividades desenvolvidas com o Grupo Reaprendendo a Viver, formado por 20 pacientes do centro. “Um dos objetivos do Ceonc é trabalhar a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. São oferecidos cursos de capacitação, lazer, atividades recreativas e orientação alimentar”.

Para Cecília dos Anjos, paciente do Ceonc há três anos, a iniciativa é uma grande oportunidade para aprender um novo ofício. A opinião é compartilhada pelo paciente Edson Borges, que destaca outra grande relevância do projeto. “Através da oficina vamos aprender a reciclar o lixo e ganhar um dinheiro extra”, disse entusiasmado.        

As oficinas de reciclagem serão realizadas todas as quartas-feiras, das 10 às 11h30, no auditório do Cuidar (Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde). O ponto alto do projeto acontece com a exposição do material produzido e outras atividades em comemoração ao Dia das Mães, como apresentações de teatro, do Coral da Casa da Criança e do Adolescente, além de palestras.

Esta é a primeira vez que o RecicloTerapia é voltado para pacientes do Ceonc, segundo a gerente de Ações Educativas e Ambientais da Limpec, Maria Laís Silva. “Até então, os trabalhos eram desenvolvidos no âmbito escolar e nas comunidades”, disse a gerente ao lembrar que uma das características do projeto é construir peças através do papel machê, realizar trabalhos de cestaria e produzir utilitários a partir de outros materiais recicláveis.

Slideshow | 4 fotos

Oficina de reciclagem ajuda pacientes

Mais Notícias

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já começaram

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já...

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.