O projeto RecicloTerapia, realizado com pacientes do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), teve início nesta quarta-feira (11/04). A iniciativa, uma parceria com a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), tem como finalidade inserir a reciclagem como atividade de terapia social, além de produzir material para a mostra que acontece no dia 10 de maio, em homenagem ao Dia das Mães.
De acordo com a psicóloga do Ceonc, Agda Santana, a oficina de reciclagem faz parte de uma série de atividades desenvolvidas com o Grupo Reaprendendo a Viver, formado por 20 pacientes do centro. “Um dos objetivos do Ceonc é trabalhar a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. São oferecidos cursos de capacitação, lazer, atividades recreativas e orientação alimentar”.
Para Cecília dos Anjos, paciente do Ceonc há três anos, a iniciativa é uma grande oportunidade para aprender um novo ofício. A opinião é compartilhada pelo paciente Edson Borges, que destaca outra grande relevância do projeto. “Através da oficina vamos aprender a reciclar o lixo e ganhar um dinheiro extra”, disse entusiasmado.
As oficinas de reciclagem serão realizadas todas as quartas-feiras, das 10 às 11h30, no auditório do Cuidar (Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde). O ponto alto do projeto acontece com a exposição do material produzido e outras atividades em comemoração ao Dia das Mães, como apresentações de teatro, do Coral da Casa da Criança e do Adolescente, além de palestras.
Esta é a primeira vez que o RecicloTerapia é voltado para pacientes do Ceonc, segundo a gerente de Ações Educativas e Ambientais da Limpec, Maria Laís Silva. “Até então, os trabalhos eram desenvolvidos no âmbito escolar e nas comunidades”, disse a gerente ao lembrar que uma das características do projeto é construir peças através do papel machê, realizar trabalhos de cestaria e produzir utilitários a partir de outros materiais recicláveis.