Oficina capacita moradores

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2014 06:01:18

Teve início, na tarde desta quinta-feira (16/01), a 1ª Oficina sobre Fabricação de Sabão a partir de Óleo de Cozinha. A iniciativa é destinada aos moradores de trechos do programa de urbanização do rio Camaçari e aos permissionários da praça da Simpatia.

A ação, parte do Programa Social de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, é executada pela Prefeitura, através da Hollus, empresa responsável pela execução do programa social. A oficina é realizada no Horto Florestal e beneficia 33 pessoas por dia.

A segunda e última etapa da qualificação será realizada na próxima terça-feira (21/01). A oficina visa conscientizar a comunidade sobre as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha, além de estimular a reciclagem. O treinamento viabiliza uma nova fonte de renda para os contemplados e o sabão ecológico será produzido na versão líquida e em barra.

Jussará de Lima, de 58 anos, proprietária de um quiosque na praça da Simpatia, contou que utiliza mais de um litro de óleo de cozinha por semana e sempre desejou aprender a reciclar o óleo utilizado e contribuir com o meio ambiente. “Farei bom proveito de todos os conteúdos ensinados e colocarei em prática o que aprendi”, afirmou.

A estudante e moradora do bairro Nova Vitória, Maiara Pâmela de São Bento, de 20 anos, comentou que reconhece a importância de manter atitudes sustentáveis, “principalmente porque em casa o gasto de óleo de cozinha excede cinco litros”, revelou, ao garantir que “terei oportunidade de contribuir com a natureza e transformar óleo de cozinha em sabão, além de ganhar um dinheiro extra”.    

A oficina é ministrada pela técnica em Meio Ambiente Rebeca Sampaio e pelo turismólogo, Daniel Vidal. O treinamento será realizado em mais quatro etapas e deve incluir moradores de mais 15 trechos do rio Camaçari, além dos permissionários dos quiosques da praça da Simpatia.

Durante a primeira etapa da oficina, foram esclarecidos assuntos como impacto ambiental, qualidade de vida e agressão ao meio-ambiente, a saúde e a segurança da população, além dos prejuízos causados pelo óleo de cozinha na natureza.

Slideshow | 4 fotos

Oficina capacita moradores

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.