Oficina capacita agentes de saúde do Município

Iwwa Agência
Publicado 11/01/2010 03:01:34

Os agentes comunitários de saúde da sede e da orla de Camaçari estão recebendo mais uma capacitação. Eles são considerados pela Secretaria de Saúde (Sesau) como o elo de ligação entre a comunidade e o poder público, devido à importância do trabalho que realizam.

A oficina começou na manhã de hoje (11/01) e vai até sexta-feira (15/01) e tem o objetivo de garantir uma cobertura de 100% dos profissionais nos domicílios. As aulas estão sendo ministradas pela equipe de enfermeiras da atenção básica da Sesau.

Ana Maria da Conceição, 42 anos, reside no Verde Horizonte e trabalha como agente de saúde no local desde 1997. Ela faz visitas diárias às comunidades da área, ajudando na orientação de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e adolescentes.

Na opinião dela, a oficina é sempre importante e gratificante porque é uma troca de experiências e conhecimentos com os colegas, principalmente com os que acabaram de chegar, a exemplo da concursada Gabriela Mendes, 22 anos, que mora no Novo Horizonte.

Ela é formada em nutrição e está com muita expectativa em relação ao trabalho que vai fazer na rua Maria Meire, onde existe uma concentração de famílias carentes. “Pretendo contribuir como agente e nutricionista na hora das visitas domiciliares. Não vejo a hora de ir a campo”.

Muito atento às aulas estava Raufran Lima dos Santos, 21 anos, também concursado, que começou a trabalhar em janeiro de 2009. Ele disse que pretende começar logo a praticar o que aprendeu no Parque das Mangabas, bairro onde vai atuar. “Estou gostando da capacitação porque adquiro mais conhecimento, principalmente com os colegas mais antigos”.

Para Zulmira Guimarães, diretora da atenção básica da Sesau, a necessidade da oficina surgiu devido ao crescimento da população do Município. “Precisamos prover toda a população de assistência e ninguém melhor do que os agentes de saúde para fazer este trabalho”.

A oficina será realizada na quinta-feira (14/01) em Arembepe, na escola Lídia Coelho, e na sexta-feira, (15/01) em Mote Gordo, na escola Amélia Rodrigues. Todos os agentes recebem um kit contendo o fardamento completo fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em parceria com a (Sesau).

Foto: Agnaldo Silva

Agentes comunitários de saúde durante curso de capacitação -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.