Observatório de Dados é lançado pela Secult

ASCOM
Publicado 23/09/2021 11:09:43

Sistematizar, observar, avaliar e ter um olhar de cuidado com as informações sobre a cultura de Camaçari produzidas pela Secretaria da Cultura (Secult). Esta é a missão do Observatório de Dados da pasta, que foi lançado através de uma aba no portal da Cultura (http://cultura.camacari.ba.gov.br), onde serão disponibilizados, gradualmente, os diversos dados sobre as atividades culturais, obtidos através da captação e produção realizadas pelo núcleo. Atualmente, 5% do conteúdo foi lançado.

O trabalho do Observatório de Dados consiste na observação, acompanhamento e divulgação dos fenômenos relacionados à cultura, com foco na pesquisa, resultados, transparência e comprometimento com a veracidade dos dados. A ideia é fortalecer a gestão do conhecimento para a produção, uso e apropriação de informações oficiais sobre os equipamentos culturais do Município, que servirão de indicadores no processo de formulação de estratégias das políticas públicas culturais, com relevância ampliada de forma estadual, nacional e internacional.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, afirma que esse é um sonho antigo e explica que o núcleo é formado por comunicadores, administradores e gestores públicos que têm como propósito entender a cultura e divulgar os dados com transparência.

“Quando assumi a pasta, senti a necessidade de termos estes dados, pois não tínhamos informações em termos dos resultados culturais, percentuais, gráficos e memórias dos alunos que faziam cursos e oficinas na Cidade do Saber e nos outros equipamentos culturais”, contou a gestora da Secult ao complementar, “o que quero deixar para a cultura do Município são dados concretos para que, no futuro, cada um possa traçar as suas ideias baseadas nas informações que estamos oferecendo”.

Para o subsecretário da pasta e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, o lançamento do Observatório de Dados é uma iniciativa muito importante. “Ele nos dará um diagnóstico dos públicos que estamos trabalhando. Passa a ser o nosso radar, nos trazendo diversos indicadores que serão norteadores nas decisões e ações que nós implementaremos”, concluiu.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.