Observatório combate a violência em Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 26/01/2010 06:01:11

Camaçari vai ganhar uma importante ferramenta de monitoramento e combate a violência. Na manhã de hoje (26/01), foi apresentado ao prefeito Luiz Caetano, o programa para instalação do Observatório de Controle da Violência e Migração do Município.

A explanação foi feita pelo especialista em planejamento estratégico e prevenção da violência, Antônio Melhado, e contou com as presenças dos secretários da Saúde, Camilo Pinto, e de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância da ação para estabelecer políticas públicas com eficácia. “O projeto é muito bom. Poderemos traçar um diagnóstico exato da violência e, sobretudo, da efetividade das ações. Uma forma eficiente de criar iniciativas de prevenção e combate a violência”.

O projeto foi pleiteado pela Prefeitura, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), e encontra-se em análise no Ministério da Justiça. O sistema ajudará a destacar todas as áreas problemáticas, com análise estatística detalhada dos crimes e violência no Município, adotando critérios territoriais para identificar o perfil dos indivíduos e sazonalidade das ocorrências.

A proposta é avaliar os fatores que contribuem para o aumento da violência, possibilitando a ação efetiva e permanente do poder público, através de projetos específicos para diagnosticar as causas e incidência da violência.

Após a aprovação do Ministério da Justiça, a fase de implantação se dará com a visita de profissionais de todo o país de diversas áreas, como saúde, segurança e tecnologia da informação. Eles irão implantar e capacitar os profissionais, que ficarão responsáveis pelo monitoramento diário, através da internet.

O sistema irá padronizar os dados de maneira que possam ser analisados, catalogados e interpretados para ajudar a estabelecer as políticas públicas de combate à violência e diagnóstico.

O projeto contará também com o suporte de um módulo específico para realizar o acompanhamento de migração no Município. Todas as ações estarão atreladas ao sistema de geoprocessamento, que mapeará toda a cidade, facilitando a identificação da ocorrência em tempo real.

Segundo Antônio Melhado, os municípios podem prevenir a violência, pois podem criar políticas específicas para diminuir a evasão de crianças em idade escolar e programas de combate às drogas entre jovens.

Para Jailce Andrade, os vetores preponderantes da violência são a evasão escolar e as drogas. Segundo ela, esses fatores serão monitorados primeiro para identificar o perfil da violência entre os jovens de Camaçari.

Foto: Nelinho Oliveira

Ferramenta de combate a violência foi apresentada em reunião -

Mais Notícias

Obras do Viaduto do Trabalhador se mantém em ritmo acelerado

Obras do Viaduto do Trabalhador se mantém em ritmo acelerado

Prefeito se reúne com gestores da Sesau para tratar sobre vacinação

Prefeito se reúne com gestores da Sesau para tratar sobre vacinação

Mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19 chega a Camaçari

Mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19 chega a Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.