Obras no Morro da Manteiga mudam vida de morador

Iwwa Agência
Publicado 23/04/2009 01:04:52

Graças ao trabalho de reflorestamento e urbanização do Morro da Manteiga, iniciado pela Prefeitura em 2008, as chuvas que caíram nos últimos dias em Camaçari deixaram de ser uma ameaça à família do pedreiro Valdir Araújo.

Morador do Caminho Sabará, 31, bairro Novo Horizonte, o pedreiro comemora as intervenções e garante que vive “sem medo da casa desabar”.

A sensação de segurança é a mesma para Francisca Lima, que mora há 16 anos no Caminho Sabará. A dona-de-casa lembra que o barro descia e trazia pedras até aporta da casa.

O Morro da Manteiga passou por amplo reflorestamento com recuperação de, aproximadamente, 20 mil metros quadrados, envolvendo toda encosta do bairro Novo Horizonte, parte do Nova Vitória e rua Maria Meire.

A intervenção ainda inclui o reflorestamento de uma área de 40 mil metros quadrados, com regularização dos locais erodidos, nivelamento do terreno e plantação de biomanta – manta natural de grama e árvores para acelerar o processo de recuperação e evitar desabamentos.

A proposta é criar condições para que o morro retorne às suas condições naturais de estabilidade e discipline o escoamento das águas.

VALORIZAÇÃO
O sonho de investir no próprio imóvel há pouco tempo passou a fazer parte dos planos de Marcelo Nunes Dado Bahia. “Sempre tive vontade de reformar minha casa, mas como a lama invadia a rua, ficava com receio de perder meu dinheiro”.

Até as vendas no meu bar ficavam prejudicadas com o lamaçal que se formava aqui no Caminho Santos Dommont, lembra o comerciante, que agora mora em rua asfaltada.

SEGUNDA ETAPA
A próxima etapa do programa de reflorestamento contempla o bairro Nova Vitória, nas imediações da rua Maria Meire. Por enquanto, a Prefeitura está viabilizando a contratação dos serviços especializados para continuação das obras.

A intervenção beneficia toda população de Camaçari, uma vez que contribui para preservação do meio ambiente, reduzindo o assoreamento do rio Camaçari e da poluição.

O projeto de reflorestamento foi executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A realização das obras é de responsabilidade da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra). O investimento é de R$ 582.796 mil.

O Morro da Manteiga é uma elevação situada ao norte dos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte constituído, principalmente, de solos areno-argilosos.

O processo de degradação do local existe a mais de 30 anos, em função da exploração das empresas da construção civil e da ocupação irregular.

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.