As obras de esgotamento sanitário da sede de Camaçari estão 85% concluídas. Cerca de 150 trabalhadores realizam os serviços de interligação entre as redes auxiliares convencionais e a rede interceptora.
Em seguida, serão iniciadas as ligações domiciliares em aproximadamente 17 mil residências. A ação será feita mediante negociação entre a Embasa e o proprietário do imóvel.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, as obras referentes à rede auxiliar, interceptores, estação elevatória e emissário de recalque foram finalizadas. A construção do emissário de gravidade está em fase de conclusão. A previsão é de que as obras da primeira etapa das intervenções terminem em julho de 2013.
Nesta fase, as obras são executadas com investimentos provenientes do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Federal. As intervenções da segunda etapa, referentes a ampliação e finalização do sistema de esgotamento sanitário do Município serão feitas com recursos do PAC 2.
As intervenções são executadas pelo consórcio Ebisa/Sertenge, através de um convênio entre a Prefeitura e a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).