Obras na orla ficam prontas até dezembro

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2009 01:03:56

Enquanto as obras de esgotamento na sede de Camaçari ganharam mais impulso este ano, na orla as intervenções estão bastante adiantadas, principalmente no distrito de Monte Gordo e em Itacimirim.

A previsão da Prefeitura é de que, na orla, as intervenções sejam concluídas ainda este ano.

A obra abrange ainda as localidades de Guarajuba e Barra do Pojuca. A intenção da administração municipal é de estender o sistema de esgotamento para as localidades de Arembepe, Jauá e o distrito de Vila de Abrantes.

No caso de Arembepe, a Prefeitura está realizando o levantamento topográfico, primeira fase do projeto. A próxima etapa é a captação de recursos. O objetivo é iniciar as obras até o final do ano.

Realizada com recursos do governo do Estado, a implantação do sistema de esgotamento da orla representa investimento de aproximadamente R$ 25 milhões.

Enquanto o projeto da sede, realizado com 90% da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e 10% do governo estadual, supera os R$ 64 milhões. A previsão é de que em maio de 2010 terminem as obras de saneamento básico da sede.

ANDAMENTO
De acordo com o último levantamento, realizado no final de fevereiro, Monte Gordo está com 91,08% da rede coletora implantada, 95,98% da rede predial e 107,95 da rede de recalque, 7,95% a mais do que o projeto inicial. Outra localidade que conta com as obras mais adiantadas é Itacimirim, que tem 85,74% da rede coletora, 104,35% da predial e 59,1% da de recalque implantadas.

Em Guarajuba, as obras chegaram a 45,23 % da rede coletora e 21,35% da predial. Enquanto que Barra do Pojuca conta com 17,11% da rede coletora instalada, 78,32 % da predial e 27,92% da de recalque.

Segundo o subsecretário do Desenvolvimento Urbano, Everaldo Siqueira, o fato de a implantação de rede de algumas localidades ter superado os 100% do que foi projetado se justifica pelo fato da cidade ser dinâmica e nunca parar de crescer, daí a necessidade de ampliação do sistema de esgotamento.

“Camaçari, como toda cidade, está em constante crescimento. Diante disso, a administração pública luta, junto à Embasa, para ampliar as obras de esgotamento de forma a contemplar as novas áreas que surgem”, explica.

Além da implantação das redes, o sistema de saneamento contempla a construção de elevatórias e da estação de tratamento. A rede predial, que passa em frente das casas, coleta o esgoto residencial e joga na rede coletora, instalada no eixo da rua. A partir daí, o material segue para as elevatórias, de onde sai para a estação de tratamento, através da rede de recalque.

Atualmente, três, das quatro elevatórias a serem implantadas em Monte Gordo estão em construção e a última está prevista para iniciar no final de abril. O mesmo ocorre em Itacimirim.

Em Guarajuba iniciou a construção de uma das sete elevatórias a serem implantadas na localidade, e em Barra do Pojuca, as equipes trabalham na construção da estação de tratamento e vão iniciar a parte hidráulica das duas elevatórias construídas. Barra do Pojuca vai abrigar três elevatórias e uma estação de tratamento.

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.